O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte Arial de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Esta revista publicará artigos científicos em língua portuguesa

Poderão entregar artigos alunos que participaram dos grupos de Iniciação Científica no ano anterior à publicação; ex-alunos da FDSBC que concluíram o curso de Graduação no ano anterior e tenham participado de Grupos de Iniciação Científica naquele ano; ou alunos que tenham apresentado artigos para o Congresso Jurídico-Científico promovido por esta Faculdade no ano anterior a publicação.

Os artigos deverão ter no mínimo 10(dez) e no máximo 15(quinze) páginas e devendo conter resumo, rol de palavras-chave, introdução, desenvolvimento e conclusão conforme modelo anexo.

Os artigos devem obedecer aos padrões das normas NBRs 6023:2002, 10520:2002, 6028:2003, 6024:2012,  da ABNT, conforme segue:

 

a-      TÍTULO: Deve possuir originalidade, coerência, despertando assim o interesse pela leitura. O título e o subtítulo deverão ser apresentados em letras maiúsculas, em espaço simples, fonte Arial, tamanho 12, em negrito e centralizado.

b-      RESUMO: Incluir um resumo informativo (NBR 6028 – Resumo), de aproximadamente 150 a 250 palavras, em português, fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento entrelinhas simples, precedido da palavra “Resumo” em negrito. O resumo deve ser separado do(s) nome (s) do(s) autor (es) com dois espaços em branco.

c-       AUTORES: não devem estar presentes no texto, garantindo a Avaliação cega dos artigos. Uma vez publicado, os artigos estarão vinculados ao cadastro do autor, realizado no endereço eletrônico da revista. Todos os autores devem ser citados, no momento de submissão do artigo.

d-      PALAVRAS-CHAVE: termos que indicam a ideia central do texto. Essas palavras devem ser precedidas da locução “Palavras-chave”. Separar cada termo por ponto. Utilizar de três a cinco termos. Os termos utilizados devem ter previsão no Vocabulário Controlado Básico do Senado, presente no endereço eletrônico http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarTesauro.asp.

e-      CORPO DE TEXTO:

  1. formato doc ou equivalente;
  2. página tamanho A4;
  3. margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm;
  4. fonte Arial, Caixa alta, Caixa baixa, alinhamento justificado, tamanho 12 para corpo de texto, à exceção de citações com mais de três linhas, que deverão ser em tamanho menor e uniforme;
  5. Reuco e espaçamento um e meio;

 

f-      NOTAS DE RODAPÉ:

  1. digitar dentro das margens;
  2. separar do texto por um espaço de simples entre as linhas e filete de 5 cm a partir da margem esquerda;
  3. alinhamento da segunda linha com a primeira letra da primeira palavra da linha superior, sem espaço entre elas, com fonte menor;
  4. devem ser numeradas em algarismos arábicos em ordem crescente e necessariamente listadas ao pé da página. No decorrer do mesmo, as referências bibliográficas devem respeitar o padrão (SOBRENOME DO AUTOR, data) ou (SOBRENOME DO AUTOR, data: página). Exemplo: (DALLARI, 1997) ou (DALLARI, 1997:45). Diferentes títulos de um mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser identificados por uma letra minúscula depois da data. Por exemplo: (DALLARI, 1997a), (DALLARI, 1997b);

g-      Referências Bibliográficas (ao final do texto, em ordem alfabética), (indicação de seção Centralizada). Referências: Fonte arial 12. Alinhamento a esquerda. Espaçamento simples; Entre uma e outra, Espaçamento depois 6. SOBRENOME, Nome. Título (Ca/cb). X ed. Cidade: Editora, ano. Pp (se for o caso). Se mesmo autor, 6 sublinhados.:

  1. Livros: SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local da publicação, Editora, data. Exemplo: BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro, Campus, 1992.
  2. Artigos de coletâneas: SOBRENOME, Nome. Título. In: SOBRENOME, Nome, (org.), Título da coletânea em itálico. Local da publicação, Editora, data, pp. x-y. Exemplo: GRISSANTI, Suely. Os meios de comunicação e o acesso dos cidadãos à Justiça. In: SADEK, Maria Tereza (org.), Acesso à justiça. São Paulo, Fundação Konrad Adenauer, 2001, pp. 219 – 239.
  3. Artigos de periódicos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Local de publicação, volume (se houver)(número do periódico): página inicial - página final, mês (es) e ano(s) da publicação. Exemplo: MIRANDA, Gilson Delgado. Sistema cautelar brasileiro e sistema cautelar italiano. Justiça & Democracia. São Paulo, (3): 193-205, 1997.
  4. Teses ou dissertações acadêmicas: SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local, data. Dissertação (mestrado) ou tese (doutorado ou livre docência). Instituição em que foi defendida (Faculdade e Universidade). Exemplo: LOPES, Maurício Antonio Ribeiro. Critérios constitucionais de determinação dos bens jurídicos penalmente relevantes. São Paulo, 1999. Tese (livre docência). Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Os artigos que não seguirem estas normas estão sujeitos à devolução para correção.

As palavras-chave devem estar entre os termos do Vocabulário Controlado Básico do Senado Brasileiro http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarTesauro.asp.

Os originais serão submetidos a uma avaliação prévia do Conselho Editorial que emitirá parecer e julgará a oportunidade da publicação dos textos, seja aprovando-os, seja emitindo sugestões, seja rejeitando-os.

A simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica da FDSBC reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.

Os conceitos emitidos nos textos publicados serão de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial.

Os autores dos artigos publicados terão direito a um exemplar do número que colaboraram, a serem enviados, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.