O PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE NA PENHORA E NA EXECUÇÃO CIVIL COMO INSTRUMENTO DE ALCANCE DE EFETIVIDADE
Palavras-chave:
PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADEResumo
Ouvindo os atores sociais das realidades dos processos executivos, percebemos o que significa a penhora em um processo, seja ele de qualquer natureza.
Referências
______. A reforma do processo de execução. Rio de Janeiro: Revista Forense, Volume nº 350, 1999.
GUERRA FILHO, Willis Santiago. A inclusão do direito processual constitucional no curso de graduação em Direito. Revista de Processo, São Paulo, n. 69, jan/1993.
______. Teoria Processual da Constituição. São Paulo: Ed. Celso Bastos, 2000.
NERY JR., Nelson. Princípios do Processo Civil na Constituição Federal. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 6° Ed., 2000.
PONTES, Helenilson Cunha. O principio da proporcionalidade e o Direito Tributário. São Paulo: Ed. Dialética, 2000.
REIS, José Alberto dos. Processo de Execução. Coimbra: Volume 1°, 3° Edição reimpressão, volume 2, reimpressão, Coimbra Editora, 1985.
WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Controle das decisões judiciais por meio de recursos de estrito direito e de ação rescisória. Recurso especial, recurso extraordinário e ação rescisória: 0 que é uma decisão contrária à lei ? São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento jurídico particular, na condição legal de autor(a) e detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra ora apresentada para avaliação, transfiro integralmente, pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, sediada na Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09050-450, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 59.108.100/0001-89, os direitos de edição, publicação, ditribuição, reprodução em qualquer formato (impresso, digital ou qualquer outra plataforma) e forma de comercialização, bem como todos os elementos que possam conter, patrimoniais ou não, referentes à esta obra, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de publicação na Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Repositório Eletrônico, podendo ser o artigo livremente consultado e reproduzido.
Fico ciente, ainda, que tal transferência se dá por prazo de forma definitiva e irretratável.
Estou ciente de que o envio da obra implica na concordância total com o acima exposto.