CONVENCIONALIDADE DAS LEIS DE ANISTIA: IMPACTO DAS DECISÕES DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS NOS ORDENAMENTOS NACIONAIS E RESPONSABILIDADE DOS ESTADOS-PARTES

Autori

  • Luiz Guilherme Arcaro Conci Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
  • Thiago Lopes Ferraz Donnini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Parole chiave:

Direitos Humanos

Abstract

Os sistemas regionais de proteção aos direitos humanos, instituídos nos continentes americano, africano e europeu orientam-se por uma atuação subsidiária em relação ao sistema global (ONU).

Biografie autore

Luiz Guilherme Arcaro Conci, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre e doutorando em Direito do Estado pela PUC-SP. Coordenador Geral da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (Cogeae) da PUC-SP. Coordenador do curso de especialização em Direito Constitucional da PUC-SP.

Thiago Lopes Ferraz Donnini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor Assistente do curso de especialização em Direito Constitucional da PUC-SP. Especialista em Direito Constitucional e mestrando em Direito do Estado pela PUC-SP, Assistente de coordenação do curso de especialização em Direito Constitucional da PUC-SP. Professor Titular de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Riferimenti bibliografici

CLAPHAN, Andrew. Human Rights in Private Sphere. Oxford: Clarendon, 2002, p. 134 e ss..

COMPARATO, Fabio K. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2003.

CONCI, Luiz Guilherme Arcaro. Da praça pública à praça de alimentação - Problemas derivados da relação entre os direitos fundamentais de propriedade, liberdade de expressão e reunião em Shopping Centers. Revista Brasileira de Estudos Constitucionais. v. 10, 2009. p. 10-20.

______. Colisões de direitos fundamentais nas relações jurídicas travadas entre particulares e a regra da proporcionalidade: potencialidades e limites da sua utilização a partir da análise de dois casos. In: ROCHA, Maria Elizabeth Guimarães; MEYER-PFLUG, Samantha Ribeiro. (Org.). Lições de direito constitucional em homenagem ao Professor Jorge Miranda. Brasília: Forense, 2008, p. 15-55.

HEYNS, C; ZWAAK, L; PADILLA, D. Comparação esquemática dos sistemas regionais de direitos humanos: uma atualização. SUR Revista Internacional de Direitos Humanos. n. 04, ano 3.

HITTERS, Juan Carlos. Control de constitucionalidad y control de convencionalidad. Comparación (Criterios fijados por la Corte Interamericana de Derechos Humanos). In: Estudios constitucionales. Revista del Centro de Estudios Constitucionales ano 7, n. 2, 2009, p. 109-128.

KANT. Immanuel. A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 2004.

LAZARO, Maria Carmelina Lordoño, El principio de legalidad y el control de convencionalidad de las leyes: confluencias y perspectivas en el pensamiento de la Corte Interamericana de Derechos Humanos. In: Boletin Mexicano de Derecho Comparado. n. 128, mai./ago. 2010, p. 768 e ss..

PIOVESAN, Flavia. Direitos Humanos e Justiça Internacional. São Paulo: Saraiva, 2007.

RAMOS, André de Carvalho. Responsabilidade internacional por violação de direitos humanos - seus elementos, a reparação devida e sanções possíveis. Teoria e prática do Direito Internacional. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

TANCREDO, Fabrizio Grandi Monteiro de. O princípio da subsidiariedade: as origens e algumas manifestações. In: Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. v. 46, n. 1, 2005.

TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. O esgotamento de recursos internos no direito internacional. Brasília: UNB, 1997

Pubblicato

2015-07-30

Come citare

Conci, L. G. A., & Donnini, T. L. F. (2015). CONVENCIONALIDADE DAS LEIS DE ANISTIA: IMPACTO DAS DECISÕES DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS NOS ORDENAMENTOS NACIONAIS E RESPONSABILIDADE DOS ESTADOS-PARTES. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 16. Recuperato da https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/162

Fascicolo

Sezione

Artigos