A UTILIZAÇÃO DE ATLETAS COMO MODELO DE IDEAL HUMANO: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Marcos Vinícius Tavares Correia Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal
  • Alisson de Oliveira Silva

Resumo

Atletas olímpicos são figuras de grande admiração, pessoas de todo o mundo utilizam-se dessas figuras como fonte inspiração. A admiração das pessoas sobre esses atletas é intensamente explorada pelo marketing esportivo, as grandes massas tem vontade de parecer com os atletas, e procuram por esse biótipo específico, logo é importante realizar uma discussão sobre o que está por trás da filosofia de superar limitações que as olimpíadas trazem, e quais as reais consequências que esses jogos internacionais teriam sobre a população de um modo geral. Nosso trabalho teve a intenção de responder à problemática se a exploração da imagem do atleta olímpico estaria fomentando uma cultura eugênica na população. Para ratificar ou contestar as nossas hipóteses foi realizada uma pesquisa na forma de documentação indireta com estudo bibliográfico em livros, artigos, meios de informação periódica e internet, que foram confrontadas em uma discussão de dados. Nossa pesquisa concluiu que há estudos reveladores sobre o alto investimento financeiro de empresas em atletas de ponta. Porém, é necessário mais pesquisas para responder de forma segura se há projeção da população sobre a imagem dos atletas, que possa fomentar uma cultura eugênica, dessa forma fazendo com que a população anua às mudanças ofertadas pela biotecnologia.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Tavares Correia, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal

Aluno do 2AN da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Educador Físico formado pela FEFISA – Faculdades Integradas de Santo André. Professor titular da Prefeitura Municipal de São Paulo. Possui trabalho apresentado no Congresso de Ciência do Esporte da Universidade Metodista de São Paulo. Aluno na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Alisson de Oliveira Silva

Aluno do 2AN da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Estagiário da AGU – Advocacia Geral da União em Santo André especializada em Previdência Social. Possui curso de especialização Tecnológica e Administrativa pela escola Eurodata. Aluno na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Downloads

Publicado

07/04/2015

Como Citar

Correia, M. V. T., & Silva, A. de O. (2015). A UTILIZAÇÃO DE ATLETAS COMO MODELO DE IDEAL HUMANO: REVISÃO DE LITERATURA. Caderno De Iniciação Científica, (11). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/97

Edição

Seção

Artigos