A NORMA FUNDAMENTAL COMO PRESSUPOSIÇÃO LÓGICO-TRANSCENDENTAL
Resumo
O presente artigo visa a comprovação da aproximação teórica entre Hans Kelsen e Immanuel Kant tendo sob o enfoque o conceito de dever presente tanto na ideia de imperativo categórico, quanto, e principalmente, na norma fundamental. A ideia é demonstrar a mesma essência obrigacional em ambas, ressaltando a ausência de distinção entre direito moral nesta esfera. Tal abordagem filosófica retrata preocupação com o resgate valorativo do direito e tenta trazer o leitor a uma compreensão maior do direito, que complemente a tecnicidade jurídica, inerente a tal ciência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.