DIREITOS HUMANOS, GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA: A (DES)ORDEM NA MODERNIZAÇÃO TARDIA.

Autores/as

  • Yuri Felix Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Palabras clave:

Direitos fundamentais, Cidadania, Globalização, Neoliberalismo

Resumen

As próximas linhas visam realizar o debate de pontos que compõem os Direitos Humanos, a globalização e a cidadania. Desta forma, objetiva demonstrar os meios pelos quais se arquitetarm a realidade social, sobretudo em nosso país, propondo com reflexões mínimas, porém tempestivas, observações para o desenvolvimento de uma necessária e tão almejada nova ordem social. Para isso, torna-se imprescindível a descrição macroeconômica dos movimentos políticos das últimas décadas, pois, para que se viabilize a exposição e crítica das condições presentes, a compreensão das bases e decisões é algo inarredável. Neste sentido, o estudo a seguir buscará fomentar e manter acesa a chama da crítica e do desejo de uma nova realidade social, que contemple setores reiteradamente esquecidos das políticas públicas sociais deste longo período histórico.

Biografía del autor/a

Yuri Felix, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Advogado criminalista e bacharel em Direito pela Faculdade  de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC), graduado em 2008. Pós-graduado em Ciências Penais pela Uniderp - Instituto Panamericano de Política Criminal (Ipan). Membro fundador da Comissão de Defesa dos Direitos e Garantias Fundamentais do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Citas

BIANCHI, Alvaro. Hegemonia em construção: a trajetória do pensamento nacional das bases empresariais. São Paulo: Xamā, 2001.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição Federal atualizada. Supervisão de Marco Antonio Hatem Beneton e Maurílio Maldonado. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci, um estudo sobre o seu pensamento político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

DUPAS, Gilberto. Economia global e exclusão social: pobreza, emprego, estado e o futuro do capitalismo. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FERREIRA, Edson Alberto Carvalho. Nova ordem mundial. São Paulo: Núcleo, 1997.

FORRESTER, Viviane. O horror econômico. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1997.

HEGEL, Georg Wilden Friedrich. Princípios da Filosofia do Direito. São Paulo: Ícone Editora, 1997.

KEYNES, John Maynard. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Atlas, 1992.

MARX, Karl. A questão judaica. São Paulo: Moraes, 1991.

MAURO, Gilmar; PERICÁS, Luiz Bernardo. Capitalismo e luta política no Brasil: na virada do milênio. São Paulo: Xamã, 2001.

OLIVEIRA, Francisco de. A economia brasileira: crítica à razão dualista. São Paulo: Brasiliense, 1975.

OLIVEIRA, Marcos Alcyr Brito de. Cidadania plena: a cidadania modelando o Estado. São Paulo: Alfa-Omega, 2004.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Relatório do Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD). São Paulo: 1997.

______. Relatório do Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD). São Paulo: 1996.

PETRAS, James; VELTMEYER, Henry. Brasil de Cardoso: a desapropriação do país. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

ROSSETI, José Paschoal. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 1982

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os Homens. In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultura, v. II, 1999.

SAES, Décio Azevedo Marques de. Cidadania e capitalismo: uma crítica à concepção liberal de cidadania. Critica Marxista n° 16, mar. 2003.

Publicado

2015-07-31

Cómo citar

Felix, Y. (2015). DIREITOS HUMANOS, GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA: A (DES)ORDEM NA MODERNIZAÇÃO TARDIA. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 16. Recuperado a partir de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/170

Número

Sección

Artigos