A DECLARAÇÃO DA OCORRÊNCIA DA PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA EQUIVALE A DECLARAÇÃO DE INOCÊNCIA DO INFRATOR DA LEI PENAL?
Palavras-chave:
Prescrição PenalResumo
Até a lei penal não ser violada, o direito que o Estado tem de punir os eventuais infratores da lei penal é apenas abstrato, contudo, ao ocorrer efetiva violação da lei criminal, pela prática de crime ou da contravenção, aquele direito que era abstrato, torna-se concreto e faz nascer a possibilidade do Estado aplicar sanção ao infrator. Por sua vez, essa possibilidade jurídica de impor sanção, pena ao violador da lei penal é denominada punibilidade, que não é requisito do crime, mas sua consequência natural. Podem, entretanto, surgir fatos, acontecimentos, ou atos jurídicos que impeçam o direito de punir estatal, ou seja, acontecimentos que terminem com a efetiva possibilidade de se impor sanção penal. E um desses acontecimentos é exatamente a prescrição penal, que leva em conta o transcurso do tempo e que pode ser conceituada como a perda do poder de punir do Estado, causada pelo decurso do tempo fixado na própria lei. Diante disso, existe a efetiva necessidade de se saber se a decretação da prescrição da pretensão punitiva equivale, é igual, a uma declaração de inocência do infrator.
Referências
DELMANTO, Celso. Código Penal Comentado atualizado e ampliado por Roberto Delmanto. Rio de Janeiro. Edição Renovar. 1991. p.175-188
SALES JÚNIOR, Romeu de Almeida. Curso Completo de Direito Penal. São Paulo. Editora Saraiva. 1987. p. 119-125.
COSTA JÚNIOR, Paulo José da. Comentários ao Código Penal. São Paulo. Edito ra Saraiva. Vol. 1, p. 488-494.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento jurídico particular, na condição legal de autor(a) e detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra ora apresentada para avaliação, transfiro integralmente, pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, sediada na Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09050-450, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 59.108.100/0001-89, os direitos de edição, publicação, ditribuição, reprodução em qualquer formato (impresso, digital ou qualquer outra plataforma) e forma de comercialização, bem como todos os elementos que possam conter, patrimoniais ou não, referentes à esta obra, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de publicação na Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Repositório Eletrônico, podendo ser o artigo livremente consultado e reproduzido.
Fico ciente, ainda, que tal transferência se dá por prazo de forma definitiva e irretratável.
Estou ciente de que o envio da obra implica na concordância total com o acima exposto.