DOIS CONCEITOS PARA ANSWERABILITY

RESPONSABILIDADE E DEVIDO PROCESSO INFORMACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Explicabilidade, Direito à justificação, Devido processo, Responsabilidade

Resumo

Answerability, ou explainability, é instituto nascido dos reflexos da 4ª Revolução Industrial no campo do Direito da Responsabilidade Civil. Concebida como uma das acepções de responsability, answerability tem fundamento que extrapola a responsabilização civil e é de caráter constitucional. A partir desse novo fundamento que surge a noção de direito à justificação como devido processo informacional.

Biografia do Autor

Felipe Bizinoto Soares de Pádua, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Mestre em Direito, Justiça e Desenvolvimento pelo Instituto de Direito Público de São Paulo (IDPSP) (2022). Pós-graduado em Direito Constitucional e Processo Constitucional, em Direito Registral e Notarial, em Direito Ambiental, Processo Ambiental e Sustentabilidade, tudo pelo Instituto de Direito Público de São Paulo/Escola de Direito do Brasil (IDPSP/EDB) (2019). Pós-graduando em Direito Civil pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC) (2023-). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC) (2017). É professor assistente nas disciplinas Direito Constitucional I, Prática Constitucional e Direito Civil na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. É membro do grupo de pesquisa Hermenêutica e Justiça Constitucional: STF, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), do grupo de pesquisa Direito Privado no Século XXI, do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), e do grupo de pesquisa Responsabilidade Civil em Perspectiva Comparada, do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Advogado e consultor jurídico. E-mail: bizinoto.felipe@hotmail.com.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/4671403724849984. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7453-5081.

Referências

ANDRADE, Júlio Ferreira de; PÁDUA, Felipe Bizinoto Soares de. Democracia 4.0 e risco informacional. Revista de Direito Constitucional e Internacional, v. 131, mai.-jun./2022, p. 363-372.

BARCELLOS, Ana Paula de. Direitos fundamentais e direito à justificativa: devido procedimento na elaboração normativa. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

BECK, Ulrich. Risk society: towards a new modernity. Translated by Mark Ritter. London: Sage Publications, 1992.

BRUNO, Fernanda. Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2013.

CÁRCOVA, Carlos María. A opacidade do direito. São Paulo: Ltr, 1998.

COECKELBERGH, Marck. Artificial intelligence, responsability attribution, and a relational justification of explainability. Science and Engineering Ethics, v. 26, 2020, p. 2051-2068.

COHEN, Julie E. What privacy is for. Harvard Law Review, v. 126, 2013, p. 1-24.

HALÉVY, Marc. A era do conhecimento: princípios e reflexões sobre a revolução noética no século XXI. Tradução de Roberto Leal. São Paulo: UNESP, 2010.

HUEBNER, Walter F.; BARFIELD, W. David. Opacity. New York: Springer, 2014.

KUHN, Thomas Samuel. The structure of scientific revolutions. 3. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1996.

LUMIA, Giuseppe. Lineamenti di teoria e ideologia del diritto. 3. ed. Milano: A. Giuffrè, 1981.

MOROZOV, Evgeny. Big tech: a ascensão dos dados e a morte da política. Traduzido por Cláudio Marcondes. São Paulo: Ubu, 2018.

O’NEIL, Cathy. Algoritmos de destruição em massa: como o Big Data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia. Tradução de Rafael Abraham. Santo André: Rua do Sabão, 2020.

PASQUALE, Frank. The black box society: the secret algorithms that control Money and information. Cambridge: Harvard University Press, 2015.

PINHEIRO, Patrícia Peck. Direito digital. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

ROSENVALD, Nelson. As funções da responsabilidade civil: a reparação e a pena civil. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2022.

SACRAMENTO, Ana Rita Silva; PINHO, José Antonio Gomes de. The process of implementing answerability in contemporary Brazil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 50, n. 2, mar.-abr./2016, p. 193-213.

SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. Tradução de Daniel Moreira Miranda. São Paulo: Edipro, 2016.

Downloads

Publicado

31/07/2025

Como Citar

Bizinoto Soares de Pádua, F. (2025). DOIS CONCEITOS PARA ANSWERABILITY: RESPONSABILIDADE E DEVIDO PROCESSO INFORMACIONAL. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 31(1). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/1236