FILOSOFIA, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: RESISTÊNCIA CONTRA A INSENSIBILIDADE DO QUOTIDIANO
Parole chiave:
sensibilidadeAbstract
Trata-se de pensar a questão da sensibilidade, propondo-se uma crítica da razão instrumental e do exaurimento da existência na dimensão do trabalho e da produção. A recuperação da arte é vista como uma prática de emancipação, porque representa uma forma de transformação cultural da sociedade. A questão dos direitos humanos é atravessada por esta problemática e, por isso, torna-se o fulcro das pesquisas deste artigo.
Riferimenti bibliografici
______. Teoria estética. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2006.
ADORNO, Theodor W. ; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ALTHUSSER, Louis. Freud e Lacan. Marx e Freud. Tradução de Walter José Evangelista. 4. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
BITTAR, Eduardo C. B. Educação e metodologia para os direitos humanos: cultura democrática, autonomia e ensino jurídico, in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos (SILVEIRA, Rosa Maria Godoy Silveira; DIAS, Adelaide Alves; FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra; FEITOSA, Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer; ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares), João Pessoa: Editora da UFPB, 2007, ps. 313-334.
BOFF, Leonardo. Justiça e cuidado: opostos ou complementares?, in o cuidado como valor jurídico (PEREIRA, Tania da Silva; OLIVEIRA, Guilherme de, orgs.), Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008, ps. 01-12.
BRUYERON, Roger. La sensibilité. Paris: Armand Colin, 2004.
DORIA, Francisco Antonio. Marcuse. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade, in Ética, sexualidade, politica - Ditos e escritos (vol. V). Tradução de Elisa Monteira; Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer, in Obras completas, vol. XVIII, Rio de Janeiro: Imago, 1999, ps. 17-75.
______. O mal-estar na civilização. Tradução de José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
FROMM, Eric. A arte de amar. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fon tes, 2006.
______. La revolución de la esperanza. Daniel Jiménez Catillejo. México: Fondo de Cultura Económica, 2003.
GIOVANNETTI, Marcio de Freitas, O sujeito e a lei, in GROENINGA, Giselle; PEREIRA, Rodrigo da Cunha (coords.), Direito de família e psicanálise: rumo a uma nova epistemologia, Rio de Janeiro: Imago, 2003, ps. 43-53.
GROENINGA, Giselle; PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Direito de família e psicanálise: rumo a uma nova epistemologia. Rio de Janeiro: Imago, 2003.
HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. Tradução de George Spencer; Paulo Astor Soethe. São Paulo: Loyola, 2002.
LYOTARD, Jean-François. Heidegger e os judeus. Tradução de Jorge Seixas e Souza. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
MARCUSE, Herbert. A dimensão estética. Tradução de Maria Elisabete Costa. Lisboa:
Edições 70, 2007.
______. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Tradução de Álvaro Cabral. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
MATOS, Olgaria C.F.A Escola de Frankfurt: luzes e sombras do iluminismo. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2005.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Ministério da Educação; Ministério da Justiça; UNESCO. Brasília: Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, 2007.
PRADO, Lídia Reis de Almeida. O juiz e a emoção: aspecto da lógica da decisão judicial. 2. ed. Campinas: Millenium, 2003.
SILVEIRA, Rosa Maria Godoy; NADER, Alexandre Antonio Gili; DIAS, Adelaide Alves. Subsidios para a elaboração das diretrizes gerais da educação em direitos humanos. João Pessoa: Editora Universitaria, 2007.
WARAT, Luis Alberto. Territórios desconhecidos: a procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade, vol. I. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento jurídico particular, na condição legal de autor(a) e detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra ora apresentada para avaliação, transfiro integralmente, pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, sediada na Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09050-450, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 59.108.100/0001-89, os direitos de edição, publicação, ditribuição, reprodução em qualquer formato (impresso, digital ou qualquer outra plataforma) e forma de comercialização, bem como todos os elementos que possam conter, patrimoniais ou não, referentes à esta obra, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de publicação na Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Repositório Eletrônico, podendo ser o artigo livremente consultado e reproduzido.
Fico ciente, ainda, que tal transferência se dá por prazo de forma definitiva e irretratável.
Estou ciente de que o envio da obra implica na concordância total com o acima exposto.