RESPONSABILIDADE CIVIL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Palabras clave:
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDORResumen
A responsabilidade por vício do produto ou serviço no Código de Defesa do Consumidor (CDC) difere substancialmente da responsabilidade por fato do mesmo produto ou serviço, sendo imprescindível apartá-las, para resolver uma variedade de problemas práticos. Só haverá responsabilidade por fato do produto ou serviço se puder ser apontado um evento futuro e incerto, o acidente de consumo, conexo ao defeito do produto ou serviço, que possa ser considerado fato gerador de danos pessoais ou patrimoniais, estranhos ao objeto da prestação. Já a responsabilidade por vício está atrelada à idéia de inadimplemento contratual, em que o produto ou serviço defeituoso não se presta à sua finalidade, padece de redução de seu valor intrínseco ou de sua utilidade.
Citas
ARRUDA ALVIM et alii. Código de defesa do consumidor comentado. São Paulo: RT, 2ª. ed., 1995.
AZEVEDO, Antonio Junqueira de. Parecer in RT 735 (1997):121.
BENJAMIN, Antonio Herman V. Da qualidade de produtos e serviços, da prevenção e da reparação dos danos, in Comentários ao código de proteção do consumidor, São Paulo, Saraiva, 1991.
______. Responsabilidade civil e acidente de consumo no código de defesa do consumidor, in Revista do Advogado n. 33:16.
CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de responsabilidade civil. 3ª. ed., São Paulo: Malheiros, 2002.
DENARI, Zelmo. Código brasileiro de defesa do consumidor comentado pelos autores do anteprojeto. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
DINIZ, Maria Helena. Tratado Teórico e Prático dos Contratos. São Paulo: Saraiva, 1996.
GONÇALVES, Carlos Roberto. Responsabilidade civil. 69. ed., São Paulo: Saraiva, 1995.
LIMA, Alvino. Culpa e risco. São Paulo: RT, 1960.
LISBOA, Roberto Senise. Responsabilidade civil nas relações de consumo, tese, São Paulo, 2000.
MOREIRA, Carlos R. Barbosa. A defesa do consumidor em juízo, RePro, 61(1991):183.
NERY JR., Nelson e NERY, Rosa Maria de Andrade. Novo Código Civil e legislação extravagante anotados. São Paulo: RT, 2002.
NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Comentários ao Código de Defesa do Consumidor. São Paulo: Saraiva, 2000.
QUEIROZ, Odete Novais Carneiro. Da responsabilidade por vício do produto e do serviço. São Paulo: RT, 1999.
TUCCI, José Rogério Cruz. Técnica processual civil do Código de Defesa do Consumidor, in Devido processo legal e tutela jurisdicional, São Paulo: RT, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento jurídico particular, na condição legal de autor(a) e detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra ora apresentada para avaliação, transfiro integralmente, pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, sediada na Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09050-450, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 59.108.100/0001-89, os direitos de edição, publicação, ditribuição, reprodução em qualquer formato (impresso, digital ou qualquer outra plataforma) e forma de comercialização, bem como todos os elementos que possam conter, patrimoniais ou não, referentes à esta obra, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de publicação na Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Repositório Eletrônico, podendo ser o artigo livremente consultado e reproduzido.
Fico ciente, ainda, que tal transferência se dá por prazo de forma definitiva e irretratável.
Estou ciente de que o envio da obra implica na concordância total com o acima exposto.