JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS: DESAFIOS À CONSOLIDAÇÃO DE UMA CULTURA DA MEDIAÇÃO
Palabras clave:
JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAISResumen
A informalização da justiça tem se constituído em fenômeno característico das transformações do poder judiciário em diferentes países. Tal fenômeno tem sido marcado pela implementação de uma série de mecanismos que visam, em geral, ampliar a acessibilidade da população aos serviços de administração da justiça estatal.
Citas
AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de. Informalização da Justiça e Controle Social: estudo sociológico da implantação dos juizados especiais criminais em Porto Alegre. São Paulo: IBCCrim, 2000.
Juizados Especiais Criminais: uma abordagem sociológica sobre a informalização da justiça penal no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, vol. 16, n. 47, 2001.
CAMPOS, Carmen Hein de. Juizados Especiais Criminais e seu déficit teórico. Revista de Estudos Feministas, vol. 11, n. 1, 2003.
CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryan. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Fabris, 1988.
FAISTING, André Luiz. O dilema da dupla institucionalização do poder judiciário: o caso do Juizado Especial de Pequenas Causas. In: SADEK, Maria Teresa (org.). O Sistema de Justiça, São Paulo: Idesp/Sumaré, 1999.
FARIA, José Eduardo. Justiça e Conflito: os juízes em face dos novos movimentos sociais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1992.
FERREIRA, Maria Inês Caetano. As dificuldades de comunicação entre os operadores da justiça e os pobres no Brasil: dissonâncias entre os discursos dos operadores e as concepções de justiça dos populares. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, vol 7, n. 26, 1999.
GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Juizados Especiais Criminais: comentários à lei 9.099 de 26.10.1995. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
IZUMINO, Wânia Pasinato. Delegacias de Defesa da Mulher e Juizados especiais Criminais: contribuições para a consolidação de uma cidadania de género. Revista Brasileira de Ciências Criminais. São Paulo, vol. 10, n. 40, 2002.
JESUS, Damásio E. Lei dos Juizados Especiais Anotada. São Paulo: Saraiva, 2004.
SANTOS, Boaventura de Souza. Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.
SAPORI, Luís Flávio. A administração da justiça criminal numa área metropolitana. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, vol. 10, n.29, 1995.
SINHORETO, Jaqueline. Políticas de acesso à justiça podem reduzir a violência?. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, vol. 10, n. 42, 2002.
VIANNA, Luis Werneck et al. A Judicialização da Politica e das Relações Sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento jurídico particular, na condição legal de autor(a) e detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra ora apresentada para avaliação, transfiro integralmente, pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, sediada na Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09050-450, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 59.108.100/0001-89, os direitos de edição, publicação, ditribuição, reprodução em qualquer formato (impresso, digital ou qualquer outra plataforma) e forma de comercialização, bem como todos os elementos que possam conter, patrimoniais ou não, referentes à esta obra, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de publicação na Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Repositório Eletrônico, podendo ser o artigo livremente consultado e reproduzido.
Fico ciente, ainda, que tal transferência se dá por prazo de forma definitiva e irretratável.
Estou ciente de que o envio da obra implica na concordância total com o acima exposto.