DIREITOS HUMANOS, GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA: A (DES)ORDEM NA MODERNIZAÇÃO TARDIA.

Autores

  • Yuri Felix Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Palavras-chave:

Direitos fundamentais, Cidadania, Globalização, Neoliberalismo

Resumo

As próximas linhas visam realizar o debate de pontos que compõem os Direitos Humanos, a globalização e a cidadania. Desta forma, objetiva demonstrar os meios pelos quais se arquitetarm a realidade social, sobretudo em nosso país, propondo com reflexões mínimas, porém tempestivas, observações para o desenvolvimento de uma necessária e tão almejada nova ordem social. Para isso, torna-se imprescindível a descrição macroeconômica dos movimentos políticos das últimas décadas, pois, para que se viabilize a exposição e crítica das condições presentes, a compreensão das bases e decisões é algo inarredável. Neste sentido, o estudo a seguir buscará fomentar e manter acesa a chama da crítica e do desejo de uma nova realidade social, que contemple setores reiteradamente esquecidos das políticas públicas sociais deste longo período histórico.

Biografia do Autor

Yuri Felix, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Advogado criminalista e bacharel em Direito pela Faculdade  de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC), graduado em 2008. Pós-graduado em Ciências Penais pela Uniderp - Instituto Panamericano de Política Criminal (Ipan). Membro fundador da Comissão de Defesa dos Direitos e Garantias Fundamentais do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Referências

BIANCHI, Alvaro. Hegemonia em construção: a trajetória do pensamento nacional das bases empresariais. São Paulo: Xamā, 2001.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição Federal atualizada. Supervisão de Marco Antonio Hatem Beneton e Maurílio Maldonado. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci, um estudo sobre o seu pensamento político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

DUPAS, Gilberto. Economia global e exclusão social: pobreza, emprego, estado e o futuro do capitalismo. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FERREIRA, Edson Alberto Carvalho. Nova ordem mundial. São Paulo: Núcleo, 1997.

FORRESTER, Viviane. O horror econômico. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1997.

HEGEL, Georg Wilden Friedrich. Princípios da Filosofia do Direito. São Paulo: Ícone Editora, 1997.

KEYNES, John Maynard. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Atlas, 1992.

MARX, Karl. A questão judaica. São Paulo: Moraes, 1991.

MAURO, Gilmar; PERICÁS, Luiz Bernardo. Capitalismo e luta política no Brasil: na virada do milênio. São Paulo: Xamã, 2001.

OLIVEIRA, Francisco de. A economia brasileira: crítica à razão dualista. São Paulo: Brasiliense, 1975.

OLIVEIRA, Marcos Alcyr Brito de. Cidadania plena: a cidadania modelando o Estado. São Paulo: Alfa-Omega, 2004.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Relatório do Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD). São Paulo: 1997.

______. Relatório do Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD). São Paulo: 1996.

PETRAS, James; VELTMEYER, Henry. Brasil de Cardoso: a desapropriação do país. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

ROSSETI, José Paschoal. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 1982

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os Homens. In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultura, v. II, 1999.

SAES, Décio Azevedo Marques de. Cidadania e capitalismo: uma crítica à concepção liberal de cidadania. Critica Marxista n° 16, mar. 2003.

Downloads

Publicado

31/07/2015

Como Citar

Felix, Y. (2015). DIREITOS HUMANOS, GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA: A (DES)ORDEM NA MODERNIZAÇÃO TARDIA. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 16. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/170

Edição

Seção

Artigos