DIREITOS SOCIAIS E CIDADANIA

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA GARANTIA E NA EFETIVIDADE DO DIREITO À SAÚDE NO BRASIL

Autores

  • Vandré Cabral Bezerra Universidade Santa Cecília - UNISANTA
  • Carlos Augusto Tolomelli Malaquias Unisanta

Palavras-chave:

Saúde, Desenvolvimento, Cidadania, Direitos Humanos, Reforma sanitária

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar e refletir a respeito dos percalços existentes entre o direito à saúde, previstos em nossa Carta Magna de 1988 e na Reforma Sanitária, bem como o próprio exercício da cidadania, percorrendo possíveis confrontos, em especial, com a associação de indicadores de desenvolvimento versus aumento de produção dos serviços de saúde. O artigo nos oferece uma intensa reflexão sobre as relações de forças, determinações e motivações da reforma da saúde e o desenvolvimento brasileiro, ajudando-nos a entender o distanciamento entre o ideal teórico e a prática da Reforma Sanitária. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, com análise dos materiais de forma teórica, qualitativa e exploratória, com o emprego da abordagem dedutiva. O cuidado reside em aventar a possibilidade do exercício pleno da cidadania sem colocar em risco a garantia do direito à saúde. Diante desta análise foi elaborada a indagação central proposta neste trabalho, dando aos leitores uma direção para arguições acerca do tema.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Tolomelli Malaquias, Unisanta

Mestrando em Direito da Saúde: Dimensões Individuais e Coletivas na Universidade Santa Cecília – UNISANTA; Pós-Graduado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas; Graduado em Direito na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação – ESAMC Santos; Assessor Jurídico de Unidade Militar do Exército Brasileiro

Referências

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1992.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Saúde Suplementar. Disponível em: https://www.gov.br/ans/pt-br. Acesso em 20/09/2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 24/09/2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Oitava Conferência Nacional de Saúde. Brasília, 1986. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/8_conferencia_nacional_saude_relatorio_final.pdfAcesso em 24/09/2022.

COHN. A. Reformas da saúde e desenvolvimento: desafios para a articulação entre direito à saúde e cidadania. COHN, A. (Org.), Saúde, cidadania e desenvolvimento. Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Editora e papers, Rio de Janeiro, 2013.

KANT, Immanuel. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MENDES, Gilmar F. et al. Hermenêutica constitucional e direitos fundamentais. 1. ed. 2. tir. Brasília: Brasília Jurídica, 2002.

SINGER, P; CAMPOS, O.; OLIVEIRA, E. M. Prevenir e curar: o controle social dos serviços de saúde. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.

Downloads

Publicado

16/12/2022

Como Citar

Bezerra, V. C., & Malaquias, C. A. T. (2022). DIREITOS SOCIAIS E CIDADANIA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA GARANTIA E NA EFETIVIDADE DO DIREITO À SAÚDE NO BRASIL. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 28(2), 13. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/1156