A PROTEÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA PROTADORA DE DOENÇA AME À LUZ DO STJ
Parole chiave:
Direito à saúde, Atrofia Muscular Espinhal (AME), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Judicialização da saúde, Medicamentos de alto custo, Decisões judiciaisAbstract
Este artigo examina a proteção da saúde das crianças portadoras de Atrofia Muscular Espinhal (AME) sob a perspectiva das decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O estudo busca compreender como o STJ aborda a proteção da saúde dessas crianças, analisando suas decisões judiciais e posicionamentos em casos relacionados. A pesquisa destaca a importância do direito à saúde, consagrado na Constituição Federal de 1988, e como esse direito é garantido às crianças. Também explora a judicialização da saúde e os desafios associados ao acesso a medicamentos de alto custo, frequentemente necessários para o tratamento da AME. Utilizando a metodologia de estudo de caso, o artigo investiga decisões específicas do STJ para ilustrar a aplicação prática do direito à saúde e a intervenção judicial. A estrutura do trabalho está dividida em quatro capítulos: o primeiro trata do direito à saúde e sua proteção às crianças; o segundo aborda a judicialização da saúde e os medicamentos de alto custo; o terceiro analisa detalhadamente as decisões do STJ; e o quarto apresenta as considerações finais, discutindo as implicações dessas decisões e sugerindo possíveis melhorias para a proteção da saúde infantil. Este estudo contribui para uma melhor compreensão das complexidades da judicialização da saúde e fornece insights valiosos para profissionais do direito, formuladores de políticas públicas e pesquisadores.
Riferimenti bibliografici
ANDRADE, N. R. N. Judicialização da saúde pública no Piauí, Nordeste do Brasil: dimensões e desafios a partir do judiciário. 2022. 184 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
ARAÚJO, Jonas. A Obrigatoriedade do Estado no fornecimento de medicamentos de alto custo. Jusbrasil. 2023. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-obrigatoriedade-do-estado-no-fornecimento-de-medicamentos-de-alto-custo/1805915870. Acesso em: 26.mai.2024.
BAPTISTA, Tatiana Wargas de Faria. História das políticas de saúde no Brasil: a trajetória do direito à saúde. In: Políticas de saúde: organização e operacionalização do Sistema Único de Saúde. 2007. p. 29-60.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 23.mai.2024.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. AgInt na TutCautAnt 121 / PE. Relatora: Ministra Assusete Magalhães. Julgado em 18 dez. 2023. Publicado no Diário da Justiça Eletrônico, em 20 dez. 2023.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. AgInt na TutCautAnt 45. DF. Relator: Francisco Falcão. Julgado em 19 set. 2023. Publicado no Diário da Justiça Eletrônico, em 27 set. 2023.
BRAVO, Maria Inês Souza et al. Política de saúde no Brasil. Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional, v. 3, p. 1-24, 2006.
DALLARI, Sueli Gandolfi. A construção do direito à saúde no Brasil. Revista de direito sanitário, v. 9, n. 3, p. 9-34, 2008.
DALLARI, Sueli Gandolfi. O direito à saúde. Revista de saúde pública, v. 22, p. 57-63, 1988.
Discussão, 2020.
FLORES, Marcello. Remédios de alto custo: definição e condições para concessão judicial. Jusbrasil. 2023. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/remedios-de-alto-custo-definicao-e-condicoes-para-concessao-judicial/1816740340. Acesso em: 26.mai.2024.
LEMOS, Flávia Cristina Silveira. O Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil atual. Revista Psicologia Política, v. 8, n. 15, p. 93-106, 2008.
ROSSATO, Luciano Alves; LÉPORE, Paulo Eduardo; CUNHA, Rogério Sanches. Estatuto da Criança e do Adolescente. Comentado artigo por artigo, v. 10, p. 65, 2014.
ROVER, Marina Raijche Mattozo. et al., Acesso a medicamentos de alto preço: desigualdades na organização e resultados entre estados brasileiros. Ciênc. saúde coletiva v.26, n.11, Nov, 2021.
SILVA, Benedito Antônio Alves da; SOUSA, Jacson da Silva. Da Competência do Fornecimento de Medicamento de Alto Custo. Ciências Sociais, Volume 28 – Edição 133/ABR 2024.
VIEIRA, Fabiola Sulpino. Direito à Saúde no Brasil: Seus Contornos, Judicialização e a Necessidade da Macrojustiça. Texto para discussão. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: Rio de Janeiro, Ipea. 2020.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento jurídico particular, na condição legal de autor(a) e detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra ora apresentada para avaliação, transfiro integralmente, pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, sediada na Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09050-450, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 59.108.100/0001-89, os direitos de edição, publicação, ditribuição, reprodução em qualquer formato (impresso, digital ou qualquer outra plataforma) e forma de comercialização, bem como todos os elementos que possam conter, patrimoniais ou não, referentes à esta obra, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de publicação na Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Repositório Eletrônico, podendo ser o artigo livremente consultado e reproduzido.
Fico ciente, ainda, que tal transferência se dá por prazo de forma definitiva e irretratável.
Estou ciente de que o envio da obra implica na concordância total com o acima exposto.
