O curator ventris e a proteção aos nascituros no direito romano
Palabras clave:
Direito romano, curatela, nascituro, curator ventrisResumen
Os pretores e jurisconsultos romanos promulgaram editos, rescritos e obras que garantiram a proteção e a tutela do nascituro desde a sua concepção. O principal escopo deste artigo é traçar o nexo entre a proteção aos nascituros, a atividade do curator ventris e autilitas rei publicae romana, demonstrando, por meio das fontes jurídicas, qual foi a reflexãodos jurisconsultos romanos sobre a condição jurídica da persona por nascer e a sua paridadeontológica com o nascido (in rebus humanis).
Citas
______. O nascituro no direito civil brasileiro. Contribuição do direito português. In: Revista brasileira de direito c omparado, n. 8, 1990.
ARANGIO-RUIZ. Vincenzo. Instituzioni di diritto romano. 14 ed. Napoli: Jovene, 2006.
ARCHI, Gian Gualberto. Concepimento (diritto romano). In: ED, n. 8, 1961.
BACCARI, Maria Pia. La difesa del com cepito nel diritto romano dai digesta dell’imperatore Giustiniano. Torino: Giappichelli, 2006.
______. Persona e famiglia: concetti e principi giuridici contra le astrazioni e l’individualismo. In: Revista brasileira de direito comparado, n. 27,2005.
______. Curator ventris tra storia e attualità. Annali 2001 LUMSA. Torino: G. Giappichelli, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento jurídico particular, na condição legal de autor(a) e detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra ora apresentada para avaliação, transfiro integralmente, pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, sediada na Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09050-450, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 59.108.100/0001-89, os direitos de edição, publicação, ditribuição, reprodução em qualquer formato (impresso, digital ou qualquer outra plataforma) e forma de comercialização, bem como todos os elementos que possam conter, patrimoniais ou não, referentes à esta obra, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de publicação na Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Repositório Eletrônico, podendo ser o artigo livremente consultado e reproduzido.
Fico ciente, ainda, que tal transferência se dá por prazo de forma definitiva e irretratável.
Estou ciente de que o envio da obra implica na concordância total com o acima exposto.