O LEGADO JURÍDICO PERTINENTE À ESCRAVIDÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO BRASIL
Palabras clave:
Criança, Adolescente, Escravidão, Proteção integralResumen
A escravidão, como um sistema de violência intrínseca, estruturou a sociedade brasileira de forma desigual, o que frustrou especialmente o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente vítimas desse modo de produção. O direito brasileiro, à época, legitimou esse panorama excludente, o qual deve ser superado por um novo paradigma jurídico de proteção integral, capaz de nortear o Estado a realizar políticas públicas em prol da inclusão social da criança e do adolescente afrodescendentes.
Citas
BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política e a lição dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
CURY, Munir; SILVA, Antônio Fernando do Amaral; MENDEZ, Emílio García. (Coords.). Estatuto da Criança e do Adolescente comentado - comentários jurídicos e sociais. 3. ed., rev. atual. São Paulo: Malheiros Editores, 2001.
ELIAS, Roberto João. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Saraiva, 1994.
DALLARI, Dalmo de Abreu. O direito da criança ao respeito. São Paulo: Summus, Série Novas buscas em educação, v.28, 1986.
DEBRET, Jean-Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. Tomo I, vol. 2, Belo Horizonte/Itatiaia: EDUSP, 1978.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. 25. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987.
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Trad. Meton Porto Gadelha. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
NEVES, Maria de Fátima Rodrigues das. Violência contra a criança escrava no século XIX. In: Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. São Paulo, Centro de Estudos do Crescimento e do Desenvolvimento do Ser Humano / Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência (Escritório São Paulo), n. 1, ano II, p. 107-128, jan./jun.-1992.
PRIORE, Mary Del (Org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 1999.
PRUDENTE, Eunice Aparecida de Jesus. Preconceito racial e igualdade jurídica no Brasil - a cidadania negra em questão. Campinas: Julex Livros, 1989.
______. O direito de ser e participar em São Paulo. In: MEDINA, Cremilda; GRECO Milton (Org.). Sobre vivências no mundo do trabalho. Projeto Plural: Novo Pacto da Ciência-4 (Projeto de Pesquisa Integrado junto ao CNPq). São Paulo: ECA/USP/CNPq, 1995.
RIZZINI, Irene. O século perdido - raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Universitária Santa Úrsula/Amais Livraria Editora, 1997.
SILVA, Francisco de Assis. História do Brasil. São Paulo: Editora Moderna, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento jurídico particular, na condição legal de autor(a) e detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra ora apresentada para avaliação, transfiro integralmente, pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, sediada na Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09050-450, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 59.108.100/0001-89, os direitos de edição, publicação, ditribuição, reprodução em qualquer formato (impresso, digital ou qualquer outra plataforma) e forma de comercialização, bem como todos os elementos que possam conter, patrimoniais ou não, referentes à esta obra, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de publicação na Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Repositório Eletrônico, podendo ser o artigo livremente consultado e reproduzido.
Fico ciente, ainda, que tal transferência se dá por prazo de forma definitiva e irretratável.
Estou ciente de que o envio da obra implica na concordância total com o acima exposto.