DOS EFEITOS DA CONDENAÇÃO E DA REABILITAÇÃO: UMA ANÁLISE ACER DAS IMPLICAÇÕES DA SENTENÇA CONDENATÓRIA E DA EFICÁCIA DA REABILITAÇÃO

Autores

  • Bruna de Linhares Silva Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
  • Adriane Damian Pereira Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus Santiago.
  • Daniele Gomes de Lima
  • Enedir Pereira de Lima

Palavras-chave:

Direito Penal, Efeitos da condenação, Reabilitação

Resumo

O presente artigo trata dos efeitos provenientes da condenação e das consequências jurídicas extrapenais da sentença condenatória, aludidos nos artigos 91 e 92 do Código Penal, os quais referem os efeitos genéricos e específicos, respectivamente. Visa-se uma abordagem das implicações da sentença condenatória, uma vez que esta não gera apenas efeitos penais, atinge, também, a esfera cível (a indenização do dano, a perda de bens, a incapacidade de exercer o poder familiar), administrativa (a perda de cargo ou função pública, a inabilitação para dirigir veículo) e política (a perda do mandato eletivo) do indivíduo condenado. Posteriormente, faz-se uma análise das implicações advindas da reabilitação do condenado, elencando os pressupostos e os requisitos, para que possa vir a ser considerado reabilitado, bem como as possibilidades de revogação, ponderando, por fim, ser ou não eficaz a reabilitação. Destarte, este trabalho discute os efeitos extrapenais resultantes da condenação, assim como o que acontece com o condenado pós-cumprimento da pena.

Biografia do Autor

Bruna de Linhares Silva, Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

A autora é Bacharel em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus de Santiago – e pós-graduanda em Direito Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Adriane Damian Pereira, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus Santiago.

A autora é Mestre em Direito, Professora-orientadora titular da disciplina de Direito Penal e Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus Santiago.

Daniele Gomes de Lima

A autora Bacharel em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus de Santiago/RS.

Enedir Pereira de Lima

O autor é Bacharel em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus de Santiago/RS.

Referências

BITENCOURT, Cezar Roberto. Código Penal Comentado. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

____. Tratado de Direito Penal: Parte Geral 1. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BRASIL. Apelação Crime Nº 70066036351, Sétima Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Carlos Alberto Etcheverry, Julgado em 12/11/2015.

BRASIL. Apelação Crime Nº 70027497270, Quarta Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Gaspar Marques Batista, Julgado em 19/02/2009.

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, v.1:Parte Geral. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

GRECO, Rogerio. Código PenalComentado.6. ed. Niteroi, RJ: Impetus, 2012.

JESUS, Damásio de. Direito Penal, v. 1: Parte Geral.33. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

LOPES, Jair Leonardo. Curso de Direito Penal. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.

MASSON, Cléber Rogério. Direito Penal Esquematizado, v.1: Parte Geral. 8.ed. São Paulo: Método, 2014.

MIRABETE, Julio Fabbrini; FABBRINI, Renato N. Manual de Direito Penal, v.1:Parte Geral, arts. 1º a 120 do CP. 25. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Comentado. 15. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

PRADO, Luiz Régis. Curso de Direito Penal Brasileiro, v. 1: Parte Geral, arts. 1.º a 120. 8.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELI, José Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro, v.1: Parte Geral.9.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

Downloads

Publicado

28/07/2016

Como Citar

Silva, B. de L., Pereira, A. D., Lima, D. G. de, & Lima, E. P. de. (2016). DOS EFEITOS DA CONDENAÇÃO E DA REABILITAÇÃO: UMA ANÁLISE ACER DAS IMPLICAÇÕES DA SENTENÇA CONDENATÓRIA E DA EFICÁCIA DA REABILITAÇÃO. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 22(1). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/853

Edição

Seção

Artigos