UM NOVO PARADIGMA TRIBUTÁRIO

Autores

  • Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque Universidade de Harvard

Resumo

Ao longo dos últimos quinze anos surgiram várias propostas de reforma. Deste intenso debate, que em realidade foi iniciado com a publicação da proposta do Imposto Único em janeiro de 1990 na Folha de S. Paulo, surgiu uma clara divisão de correntes de pensamento. De um lado, a corrente ortodoxa, dos impostos declaratórios, baseada nos conceitos tradicionais de finanças públicas e de direito tributário; de outro, a proposta polêmica e "insolentemente nova" como a descreveu Roberto Campos, dos impostos não-declaratórios, representada pelo renascimento do histórico conceito do Imposto Único, que alguns crêem ser um mito no inconsciente coletivo dos economistas.

Biografia do Autor

Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque, Universidade de Harvard

Doutor pela Universidade de Harvard. Professor Titular e vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi Deputado Federal (1999-2003). Atualmente é Secretário das Finanças da cidade de São Bernardo do Campo.

Downloads

Publicado

14/08/2015

Como Citar

Albuquerque, M. C. C. de. (2015). UM NOVO PARADIGMA TRIBUTÁRIO. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 12. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/311

Edição

Seção

Artigos