AÇÕES REGRESSIVAS ACIDENTÁRIAS COMO MEIO PEDAGÓGICO E PREVENTIVO DE TUTELA AO TRABALHADOR
Resumo
Este estudo tem o objetivo primordial de demonstrar a necessidade de ações efetivas em prol da proteção à parte vulnerável no contrato de trabalho, isto é, o trabalhador. O meio ambiente de trabalho salubre e equilibrado é direito fundamental dos trabalhadores, em virtude de estabelecer a proteção à vida e saúde destes. Trata-se de direito intrínseco ao princípio da dignidade da pessoa humana. Havendo violação ao meio ambiente laborativo, o empregador que neste caso é o poluidor-pagador deverá responder objetivamente pelos danos derivados de sua conduta desidiosa e contrária às normas de proteção e tutela aos obreiros. A Ação Regressiva Acidentária é o instrumento pelo qual a autarquia previdenciária busca reaver o que foi gasto com benefícios previdenciários derivados de acidentes do trabalho por culpa do empregador, no entanto, este viés ressarcitório não é o principal objetivo, sua relevante função é a preventivo-pedagógica-reparadora-punitiva, a qual pretende demonstrar efetivamente aos empregadores que a melhor conduta a ser adotada é aquela que observa e cumpre as normas de proteção à integridade físico-psíquica dos obreiros, zelando pela qualidade de vida da classe operária.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.