OS DIREITOS REPRODUTIVOS DAS MULHERES E O SISTEMA INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Mariana Pompilio Leonel Ferreira PUC/SP

Palavras-chave:

Direitos reprodutivos e sexuais. Corte Interamericana de Direitos Humanos. Direitos Humanos.

Resumo

Desde o princípio da história, as mulheres foram subjugadas e forçadas a viver em favor do homem, trabalhando como serviçais, domésticas, não podendo exercer seu papel na sociedade. A passos lentos, a sociedade foi aceitando a mulher nas suas mais diversas áreas como nos mostra a história dos movimentos feministas. Hoje, grupos feministas ainda buscam avanços no que diz respeito aos direitos reprodutivos. A legislação brasileira, por exemplo, demonstra o papel paradoxal do Estado em relação aos direitos reprodutivos principalmente no caso da mulher. Ao mesmo tempo em que impõe uma série de restrições aos procedimentos de laqueadura voluntária e penaliza o aborto, faculta ao Poder Judiciário decidir sobre casos de esterilização. Casos como esses acontecem apenas no Brasil ou outros países da América Latina também tem enfrentado dificuldades? Como o Sistema Interamericano de Direitos Humanos tem se posicionado sobre o tema?  Nesse sentido, o presente artigo busca analisar a situação dos direitos reprodutivos das mulheres na América Latina. Para tanto, o artigo será dividido em três partes: a primeira parte tratará brevemente o conceito de direitos reprodutivos, a segunda parte discorrerá sucintamente sobre o histórico dos direitos reprodutivos em âmbito internacional e a terceira parte irá trazer a análise de alguns casos admitidos pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos e algumas decisões proferidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Mariana Pompilio Leonel Ferreira, PUC/SP

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Cursando Especialização em Direito Constitucional na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursando Mestrado em Direito Constitucional na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora no grupo de pesquisa Direitos Fundamentais, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Experiência na área de Tax Compliance Services ; International Tax Services; Tax Account Plan; Governança Corporativa e Compliance e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos

Referências

BRAUNER, Maria Claudia Crespo. Direito, sexualidade e reprodução humana: conquistas médicas e o debate biomédico. Rio de Janeiro:Renovar, 2003.

CAETANO, Ivone Ferreira. O Feminismo Brasileiro: Uma Análise A Partir Das Três Ondas Do Movimento Feminista E A Perspectiva Da Interseccionalidade.In:Revista do Curso de Especialização em Gênero e Direito, n.1 –2017. Acesso em 03 de dezembro de 2018. Disponível em: <http://www.emerj.tjrj.jus.br/revistas/genero_e_direito/edicoes/1_2017/revista_12017_sumario.html>

Convenção americana de direitos humanos.Disponível em: <http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/ instrumentos/sanjose.htm>> Acesso em: 18 jun. 2014.

COSTA, Patrícia Ávila da. Janela das andorinhas: a experiência da feminilidade em uma comunidade rural. Patrícia Ávila da Costa; orientadora: Claudia Amorim Garcia. –2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

FARIAS, Ivy. O poder do Estado sobre os direitos reprodutivos no Brasil:Leis no país autorizam esterilização por ordem judicial ao mesmo tempo em que dificultam os procedimentos de esterilização voluntária e penalizam o aborto. Site: DW. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/o-poder-do-estado-sobre-os-direitos-reprodutivos-no-brasil/a-44445099>. Acesso em 05/12/18

FREIRE, João. LOUSADA, Maria Alexandre (orgs.). Greve de Ventres! Para a história do movimento neomalthusiano em Portugal: em favor de um autocontrole da natalidade. Lisboa: Edições Colibri, 2012.

LACERDA MARTINS LIMA, Sarah Dayanna. Os Direitos Reprodutivos Das Mulheres E A Comissão Interamericana De Direitos Humanos: Uma Análise Dos Casos Admitidos Entre 2000 E 2013.In:Revista do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos, [S.l.], n. 14, p. 335-350, jul. 2016. ISSN 1677-1419. Disponível em: <http://revista.ibdh.org.br/index.php/ibdh/article/view/280>. Acesso em: 07 dez. 2018.

MATTAR, Laura Davis. Reconhecimento jurídico dos direitos sexuais: uma análise comparativa com os direitos reprodutivos. In:Revista Internacional de Direitos Humanos, v.5, n,8, 2008 p. 65.

PAIVA, Caio Cezar. Jurisprudencia Internacional de Direitos Humanos. Coords: Caio Cezar Paiva, Thimotie Aragon Heemann, 2 ed. –Belo Horizonte: Editora CEI,2017.

PINTO, Céli Regina Jardim. Feminismo, História e Poder.In:Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 2010. p. 16.

PIOVESAN, Flávia. Temas de direitos humanos. 9 ed. –rev.,-ampl e atual. –São Paulo :Saraiva, 2016.

ROHDEN, F. A Construção da Diferença Sexual na Medicina. In: Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, 19 (Sup.2); S201-S212, 2003, S206.

SIQUEIRA, Camila Karla Barbosa. As três ondas do movimento feminista e suas repercussões no direito brasileiro. XXIV Congresso Nacional do CONPEDI, 2015. p. 334.

VENTURA, Miriam. Direitos reprodutivos no Brasil.Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil).Fundo de População das Nações Unidas –UNFPA. Disponível em: http://www.unfpa.org.br/Arquivos/direitos_reprodutivos3.pdf.

VILLELA, W.V. e ARILHA, M. Sexualidade, Gênero e Direitos Sexuais e Reprodutivos. In: BERQUÓ, Elza. (org.). Sexo & Vida: Panorama da Saúde Reprodutiva no Brasil. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.

______. Mulher e Saúde Mental. Tese (doutorado em medicina preventiva), FMUSP, USP, São Paulo, 1992, apud VILLELA, W.V. e ARILHA, M..

Downloads

Publicado

05/07/2019

Como Citar

Ferreira, M. P. L. (2019). OS DIREITOS REPRODUTIVOS DAS MULHERES E O SISTEMA INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 25(1), 20. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/971