JUSTIÇA E LIBERDADE NO SÉCULO XX

Autores

  • Jacy de Souza Mendonça Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O tema tem certamente a idade do homem. A simbologia da primeira página do Gênesis, descrevendo o momento em que aos pais do gênero humano foi aplicada pelo Juiz supremo a pena de perda definitiva do paraíso terrestre como castigo pelo pecado de pretenderem conhecer o bem e o mal e poder optar entre um e outro, ou seja, a reinvindicação da liberdade, é a primeira revelação do anseio do homem para ser livre, assumindo os riscos que o exercício dessa liberdade acarreta, pelas consequências negativas resultantes da possibilidade de optar não pelo bem, que constrói, mas pelo mal, que destrói - essencialmente, esta é a origem do conflito potencial entre a Justiça e a Liberdade, a autoridade e o cidadão.

Biografia do Autor

Jacy de Souza Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor de Filosofia do Direito no Curso de Mestrado da PUC/SP. Professor de Filosofia do Direito e Introdução ao Estudo do Direito na UNICAPITAL. Ex-professor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Downloads

Publicado

31/08/2015

Como Citar

Mendonça, J. de S. (2015). JUSTIÇA E LIBERDADE NO SÉCULO XX. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 6(1). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/581

Edição

Seção

Artigos