SOBERANIA NACIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO

Autores

  • Salete Maria Polita Maccalóz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

É bastante diversificada a forma de analisar ou estudar a soberania nacional. Em tempos mais atuais a soberania moderna tem sido uma questão de território, real ou imaginário, e da sua relação com o seu lado de fora. Nós vamos priorizar, neste confronto, a ordem civil interna, sem esquecer sua correlação com o exterior, porque estamos convencidos de que é o reflexo desta soberania interna que espelha o comportamento do país no concerto das nações.

Biografia do Autor

Salete Maria Polita Maccalóz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1972), especialização em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1974), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicação (1996) e doutorado em Direito pela Escola de Comunicação (1995). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora Auxiliar do Instituto de Aperfeiçoamento Gerencial Recursos Humanos, Advogada do Instituto dos Advogados do Brasil, Professora Auxiliar da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Auxiliar da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto Ibero Americano de Direito Público, do Instituto de Direito e Sociedade e do Centro Feminista de Estudos e Assessoria. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado.

Downloads

Publicado

18/08/2015

Como Citar

Maccalóz, S. M. P. (2015). SOBERANIA NACIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 10. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/413

Edição

Seção

Artigos