DEMOCRACIA ÉTICO-SISTÊMICA EM DISCUSSÃO

Autores

  • Jonathan Hernandes Marcantonio Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

A preocupação com o destino da estrutura jurídica apresentada na atualidade, por força das agressivas e velozes alterações nos diversos contextos internos e internacionais do Mundo ocidental, remonta uma série de (re)interpretações acerca das alterações e futuros possíveis da, e para a, Teoria do Direito. Alguns acreditam ter deixado "escapar", das pesquisas e leituras elaboradas, aspectos conjeturais de relevo aplicativo em obras e teorias já bastante esgarçadas e com um grau de contextualização questionável, de forma suficiente para levar-lhes a analisá-las novamente, o que, no mais das vezes, enseja reprodução científica dentro do Direito que, quando muito, traz uma carga de erudição irrelevante para a demonstração do real status do Direito nesta concepção (quase-pós) moderna da dinâmica social.

Biografia do Autor

Jonathan Hernandes Marcantonio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Filosofia do Direito e disciplinas básicas da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP). Doutor em Teoria do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Doutorado sanduíche - Universidade Livre de Berlim - programa PDEE-CAPES) (2011). Mestre em Teoria do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2003). Ex-bolsista CAPES e CNPQ. Tem experiência na área de Linguagem Jurídica, História, Teoria e Filosofia do Direito e do Estado e teoria Política, com ênfase em Modernidade.


Downloads

Publicado

05/08/2015

Como Citar

Marcantonio, J. H. (2015). DEMOCRACIA ÉTICO-SISTÊMICA EM DISCUSSÃO. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 13. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/235

Edição

Seção

Artigos