O MEIO AMBIENTE NO SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Rafael Antonietti Matthes Universidade Católica de Santos

Palavras-chave:

Proteção, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Sistema Interamericano

Resumo

O presente trabalho consiste em um estudo sobre os temas Direitos Humanos e Meio Ambiente, realizado por meio de um levantamento bibliográfico das duas áreas e da aplicação de uma pesquisa jurisprudencial da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Com o objetivo de conhecer o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, em sua formação, abrangência e jurisprudência especializada e, também, de estudar os mecanismos de proteção ao meio ambiente e dos direitos humanos, sempre tendo em vista o tema em debate, chegou-se à conclusão de que direitos humanos e meio ambiente, além de serem temas atuais, não podem mais ser analisados separadamente.

Biografia do Autor

Rafael Antonietti Matthes, Universidade Católica de Santos

Advogado ambientalista, mestrando em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos, pós-graduando em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e coautor do livro Programa Nacional dos Direitos Humanos.

Referências

FIORILLO, C. A. P.; RODRIGUES, M. A. Direito Ambiental e Patrimônio Genético. Belo Horizonte: Del Rey, 1996.

HANASHIRO, O. S. M. P. O Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos. São Paulo: EDUSP, 2011. p. 25-32.

MAZZUOLI, V. O. Some Notes on Brazil in the Inter-American Human Rights System. 2011. São Paulo. Blog do LFG. Disponível em: <http://www.blogdolfg.com.br/wp-con tent/uploads/2011/02/Article-Some-Notes-Inter-American-System-Mazzuoli.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2011.

______. Curso de Direito Internacional Público. 3.ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. p. 807-877.

Downloads

Publicado

18/09/2015

Como Citar

Matthes, R. A. (2015). O MEIO AMBIENTE NO SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 17. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/150

Edição

Seção

Artigos