PROTEÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS: DESAFIOS DO IUS COMMUNE SUL-AMERICANO

  • Flávia Piovezan Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Os direitos humanos refletem um construído axiológico, a partir de um espaço simbólico de luta e ação social. No dizer de Joaquin Herrera Flores, os direitos humanos traduzem processos que abrem e consolidam espaços de luta pela dignidade humana. Invocam uma plataforma emancipatória voltada à proteção da dignidade e á prevenção do sofrimento humano. No mesmo sentido, Celso Lafer, lembrando Danièle Lochak, realça que os direitos humanos não apresentam uma história linear, não compõem a história de uma marcha triunfal nem a história de uma causa perdida de antemão, mas a história de um combate.

Biografia do Autor

Flávia Piovezan, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora doutora em Direito Constitucional e Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); professora de Direitos Humanos dos programas de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e da Universidade Pablo de Olavide (Sevilhas, Espanha); visiting fellow do Human Rights Program, da Harvard Law School (1995 e 2000); visiting fellow do Centre for Brazilian Studies, da University of Oxford (2005); visiting fellow do Max Planck Institute for Comparative Public Law and International Law (Heidelberg - 2007 e 2008); Humboldt Foundation Georg Forster Research fellow no Max Planck Institute (Heidelberg - 2009-2011); membro do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. É membro na UN High Lev Task Force on the implementation of the right to development e do OAS Working Group para o monitoramento do Protocolo de San Salvador em matéria de direitos econômicos, sociais e culturais.

Publicado
2015-09-18
Como Citar
Piovezan, F. (2015). PROTEÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS: DESAFIOS DO IUS COMMUNE SUL-AMERICANO. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 17. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/index.php/fdsbc/article/view/147
Seção
Artigos