A QUALIDADE DO DISCURSO UM POUCO ALÉM DO PODER DA LINGUAGEM DO DIREITO

Autores

  • Heloisa Maria Kiehl Noronha Roesler Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Palavras-chave:

Discurso, Direito, Qualidade Total, Sedução, Verdade

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um retrato do discurso sob a ótica do espectador, da força da palavra, da sedução do debate entre a defesa e acusação, especialmente, percebidos pelos ouvintes nos Tribunais de Júri. Finalmente, é examinada a importância da qualidade no discurso para provar a veracidade do argumento defendido.

Biografia do Autor

Heloisa Maria Kiehl Noronha Roesler, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Professora Doutora em Administração. Professora Assistente de Metodologia Científica na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Professora de Metodologia Científica na Unia Centro Universitário de Santo André.

Referências

ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 20ª ed. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1985.

CARVALHO, Maria Lúcia Maringoni de, Construindo o Saber; Metodologia Científica. Fundamentos e Técnicas. 6ª ed. Campinas: Papirus, 1999.

CHALITA, Gabriel. A sedução no discurso. O poder da linguagem nos tribunais de júri. 2 ed. São Paulo: Max Limond, 2001.

CAMUS, ALBERT, THE MYTH of SISUPHUS, NEW YORK, RANDOM HOUSE, 1995, p. 3-4, in Alves, Rubem Conversas com quem gosta de ensinar. 20° ed. São Paulo, Cortez, Autores Associados, 1985.

DEMING, W. EDWARDS. Qualidade: a revolução da administração, tradução de CLAVE Comunicações e Recursos Humanos. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.

FERRAZ, Júnior, Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito: Técnica, decisão, dominação. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1994.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1995.

HENRY ROTH in GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 28ª ed. Rio de Janeiro, 1995.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de, Tratado de Metodologia Científica: projetos de pesquisas, T.G.I., T.C.C. monografias, dissertações, teses. São Paulo: Pioneira, 1997.

REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 21° ed. São Paulo: Saraiva, 1994.

SAINT EXUPÉRY, ANTOINE de, O Pequeno Príncipe: tradução de Dom Marcos Barbosa. 34ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 1989.

Downloads

Publicado

08/09/2015

Como Citar

Roesler, H. M. K. N. (2015). A QUALIDADE DO DISCURSO UM POUCO ALÉM DO PODER DA LINGUAGEM DO DIREITO. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 7. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/748

Edição

Seção

Artigos