A MONOGRAFIA JURÍDICA: LIVRO, ARTIGO OU GAVETA?

Autores

  • Fernando Dias Andrade USP - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Universidade, Metodologia Científica, Produção Acadêmica, Política Universitária, Liberdade de Expressão, Ética

Resumo

A prática da monografia jurídica tende a ser vista como indicativo da qualidade ou evolução acadêmica de cursos jurídicos, alunos e professores de direito. Vista às pressas e de fora, dá a impressão de indicar grande interesse pela prática da pesquisa, sucesso da instauração dessa experiência junto a alunos e professores, cumprimento do papel do curso superior como ambiente de aprofundamento dos estudos científicos, inclusive no direito. Todavia, a condição em que a monografia é produzida, recebida e tratada mostra que a preocupação corrente dos cursos de direito ainda está longe de basear-se no incentivo dos alunos seja á pesquisa, seja à docência, um problema que só era sanado conforme seja possível conceder ao monografista e sua obra o espaço reservado tradicionalmente aos doutrinadores.

Biografia do Autor

Fernando Dias Andrade, USP - Universidade de São Paulo

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professor Titular de Filosofia Jurídica na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Referências

ANDRADE, F. D. "Sobre a adoção de métodos filosóficos no estudo jurídico da Filosofia e da Filosofia do Direito", Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, vol. 3, 1997, pp. 56-62.

______. "Infâmia da pesquisa acadêmica e morte do pensamento nos cursos de Direito", Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, vol. 6, tomo 1, 2000, pp. 77-93.

CHAUI, M.S. Escritos sobre a universidade. São Paulo, Editora Unesp, 2001.

RANIERI, N. B. Educação superior, direito e Estado na Lei de Diretrizes e Bases (Lei n.o9.394/96). São Paulo, FapespEdusp, 2000.

Downloads

Publicado

08/09/2015

Como Citar

Andrade, F. D. (2015). A MONOGRAFIA JURÍDICA: LIVRO, ARTIGO OU GAVETA?. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 7. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/745

Edição

Seção

Artigos