JOSÉ PEDRO GALVÃO DE SOUSA - ASPECTOS DE SUA VIDA E DE SUA OBRA

Autores

  • Clovis Lema Garcia Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Resumo

Preambularmente, quero agradecer as generosas palavras de saudação do ilustre Acadêmico Ylves José de Miranda Guimarães, figura de prestígio ímpar nos meios jurídicos, que, se não tivesse outros títulos e labores intelectuais a consagrá-lo, bastaria sua notável obra Direito Natural - visão metafísica e antropológica para inscrevê-lo entre os grandes juristas brasileiros. Meus agradecimentos ao caro Dr. Ylves, que aprendi a admirar no círculo de amigos de José Pedro Galvão de Sousa, cuja residência, no Pacaembu, se fez centro de numerosas reuniões de estudo sobre temas de alta importância.

Biografia do Autor

Clovis Lema Garcia, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Professor de Ciência Política e Teoria do Estado na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Também lecionou Teoria Geral do Estado na Faculdade Paulista de Direito da PUC-SP, Política e Administração e Cultura Brasileira na Faculdade de Comunicação Social “Cásper Líbero” (da qual foi diretor), Instituições de Direito Privado na Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais “Coração de Jesus” da PUC-SP e Direito Constitucional no Curso de Direito da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). É advogado. Foi procurador do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo — IPESP, diretor do mensárioReconquista e da revista Hora Presente. Publicou Lições de Teoria Geral do Estado, Apontamentos de Instituições de Direito Privado, Parlamentarismo, A representação das competências, Totalitarismo por vias democráticas, As Espanhas Luso-brasileiras, Direito Constitucional e Noções de Teoria Geral do Estado, O Estado de Direito e a ordem constitucional do Brasil, Sentido do direito, sentido da vida. É presidente do Centro de Estudos de Direito Natural “José Pedro Galvão de Sousa” e membro da Academia Paulista de Direito e da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas.

Downloads

Publicado

04/09/2015

Como Citar

Garcia, C. L. (2015). JOSÉ PEDRO GALVÃO DE SOUSA - ASPECTOS DE SUA VIDA E DE SUA OBRA. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 3. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/705

Edição

Seção

Artigos