A RAZÃO DEMOCRÁTICA EM BECCARIA

Autores

  • Fernando Dias Andrade Faculdade de Direito de Franca

Palavras-chave:

BECCARIA

Resumo

Em 10 de dezembro de 1998, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 50 anos. É evidente que, em torno desta data, não apenas as entidades protetoras dos direitos humanos, mais igualmente as instituições jurídicas e políticas em geral, motivam-se a reabrir o debate a respeito do significado de tais direitos e, consequentemente, discutir os motivos pelos quais eles não são tornados a realidade projetada pelos documentos proclamados tento pelas Nações Unidas quanto por cada nação isoladamente. O assunto, é claro, tem importância vital para a construção da paz no interior de qualquer comunidade a qualquer tempo, mas a efeméride é uma oportunidade muito apropriada para se colocar, a um maior número de "interessados", novas questões que circundam os direitos humanos, além de renovar as questões que permanecem sem resposta.

Biografia do Autor

Fernando Dias Andrade, Faculdade de Direito de Franca

Professor de filosofia geral na Faculdade de Direito de Franca, Mestrando em filosofia do direito pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (desenvolvendo pesquisa sobre o pensamento jus naturalista do século XVII, com atenção especial à obra de Espinosa) e ex-aluno da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Referências

Beccaria, Cesare: Dos delitos e das penas. Tradução de Lucia Guidicini e Alessandro Berti Contessa. São Paulo, Martins Fontes, 1997.

Bobbio, Norberto: A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Campus, 1992.

Espinosa, Baruch: Ética. Tradução de Joaquim de Carvalho, Joaquim Ferreira Gomes e Antônio Simões. São Paulo, Nova Cultural, coleção "Os pensadores”, 1988.

Espinosa, Baruch: Tratado político. Tradução de Manuel de Castro. São Paulo, Nova Cultural, coleção "Os pensadores", 1988.

Espinosa, Baruch: Tratado teológico-político. Tradução de Diogo Pires Aurélio. Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1988.

Ferry, Luc & Renaut, Alain: Philosophie politique 3: Des droits de l'homme à l'idée républicaine. Paris, PUF, 1985.

Hobbes, Thomas: Do cidadão. Tradução de Renato Janine Ribeiro. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

Hobbes, Thomas: Elementos de lei natural e política. Tradução inédita de Fernando Dias Andrade, 1998.

Hobbes, Thomas: Leviatā. São Paulo, Nova Cultural, coleção "Os pensadores", 1988.

Locke, John: Dois tratados sobre o Governo. Tradução de Julio Fisher. São Paulo, Martins Fontes, 1998.

Maquiavel, Nicolau: 0 príncipe. Tradução de Lívio Xavier. São Paulo, Nova Cultural, coleção "Os pensadores”, 1988.

Montesquieu: Do espírito das leis. Tradução de Fernando Henrique Cardoso e Leôncio Martins Rodrigues. São Paulo, Abril Cultural, coleção "Os pensadores", 1978.

Renaut, Alain: "Beccaria, Cesare, 1738-1794. Dos delitos e das penas, 1764", in Châtelet, F., Duhamel, O. & Pisier, E.: Dicionário das obras políticas. Tradução de Glória de C. Lins e Manoel Ferreira Paulino. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1993.

Downloads

Publicado

02/09/2015

Como Citar

Andrade, F. D. (2015). A RAZÃO DEMOCRÁTICA EM BECCARIA. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 4. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/655

Edição

Seção

Artigos