O DIREITO NATURAL NO MUNDO LUSITANO

Autores

  • Clovis Lema Garcia Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Resumo

O tema que é objeto desta exposição obviamente não pode deixar de considerar o ocorrido antes deste pouco mais de um quarto de século posterior às Primeiras Jornadas Hispánicas de Derecho Natural realizadas em Madrid, em setembro de 1972, quando o direito natural no mundo lusitano esteve em pauta. Naquela ocasião, a temática foi desenvolvida pelo inolvidável e grande mestre José Pedro Galvão de Sousa, abrangendo todo o universo lusíada e, hoje, aqui estamos, o professor Mário Bigotte Chorão, ilustre jurista português, e eu, a fazer uma apreciação do pensamento jusnaturalista nos respectivos países.

Biografia do Autor

Clovis Lema Garcia, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Professor de Ciência Política e Teoria do Estado na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Também lecionou Teoria Geral do Estado na Faculdade Paulista de Direito da PUC-SP, Política e Administração e Cultura Brasileira na Faculdade de Comunicação Social “Cásper Líbero” (da qual foi diretor), Instituições de Direito Privado na Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais “Coração de Jesus” da PUC-SP e Direito Constitucional no Curso de Direito da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). É advogado. Foi procurador do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo — IPESP, diretor do mensário Reconquista e da revista Hora Presente. Publicou Lições de Teoria Geral do Estado, Apontamentos de Instituições de Direito Privado, Parlamentarismo, A representação das competências, Totalitarismo por vias democráticas, As Espanhas Luso-brasileiras, Direito Constitucional e Noções de Teoria Geral do Estado, O Estado de Direito e a ordem constitucional do Brasil, Sentido do direito, sentido da vida. É presidente do Centro de Estudos de Direito Natural “José Pedro Galvão de Sousa” e membro da Academia Paulista de Direito e da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas.

Downloads

Publicado

02/09/2015

Como Citar

Garcia, C. L. (2015). O DIREITO NATURAL NO MUNDO LUSITANO. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 4. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/651

Edição

Seção

Artigos