INFÂMIA DA PESQUISA ACADÊMICA E MORTE DO PENSAMENTO NOS CURSOS DE DIREITO

Autores

  • Fernando Dias Andrade USP - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

PESQUISA ACADÊMICA

Resumo

Qual o sentido de se propor uma avaliação oficial (como essa que vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Ministério da Educação e Cultura) de vários cursos universitários? Oficialmente e em resumo, trata-se de avaliar a "qualidade" dos cursos, com o objetivo de extinguir aqueles que são ruins ou deficitários. O que faz sentido: cursos problemáticos servem não para formar acadêmicos ou profissionais (o que, presume-se, deve ser a finalidade de qualquer curso), mas apenas para despejar maus profissionais no mercado e, principalmente, sabotar as próprias noções de academicismo e universidade, pois que aí se pratica a idéia falaciosa de que um estudante universitário é um acadêmico apenas por estar matriculado num curso universitário, quando, na verdade, um acadêmico é um estudioso que realiza autonomamente uma produção acadêmica de valor científico ou intelectual.

Biografia do Autor

Fernando Dias Andrade, USP - Universidade de São Paulo

Doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Professor Titular de Filosofia Jurídica da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Referências

ANDRADE, F. D. Sobre a adoção de métodos filosóficos no estudo jurídico da filosofia e da filosofia do direito, Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (3), 1997, pp. 56-62. Também na internet: http://sites.uol.com.br/grus/adocao.doc.

CHAUÍ, M. S. Convite à filosofia. São Paulo, Ática, 1994.

CHAUI, M. S. Neoliberalismo e educação, aula inaugural da Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Carlos, 12 de março de 1997.

CHAUÍ, M. S. A universidade hoje, Praga (6), setembro 1998, pp. 23-32.

FASSO, G. Historia de la filosofía del derecho, vol. 1: Antigüedad y Edad Media, Madrid, Pirámide, 3ª ed., 1982.

GIANNOTTI, J. A. A universidade em ritmo de barbárie, São Paulo, Brasiliense, 1986.

LA BOÉTIE, E. Discurso da servidão voluntária, São Paulo, Brasiliense, 1983.

POIRIER, R. Rationalité juridique et rationalité scientifique, in Archives de philosophie du droit, t. 23. Paris, Sirey, 1978, pp. 11-34.

SOUSA, P. R. Avaliação e qualidade dos cursos superiores, Folha de S. Paulo, 23 de maio de 1999, p. A-3.

Downloads

Publicado

28/08/2015

Como Citar

Andrade, F. D. (2015). INFÂMIA DA PESQUISA ACADÊMICA E MORTE DO PENSAMENTO NOS CURSOS DE DIREITO. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 6(1). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/575

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.