EVOLUÇÃO DO SISTEMA PROBATÓRIO NO DIREITO CANÔNICO: BREVES COMENTÁRIOS

Autores

  • Carmela Dell'lsola Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

DIREITO CANÔNICO

Resumo

A linha diretriz do instituto da prova impele-nos a uma passageira, mas primordial, reflexão sobre a importância da disciplina no ordenamento processual. Segundo o magistério de Chiovenda, a prova é "figura entra os problemas vitais do processo". Assim, a realização do Direito material em juízo depende da prova dos fatos alegados pelos interessados para que possam alcançar o objetivo desejado.

Biografia do Autor

Carmela Dell'lsola, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. Título obtido em 10.2010. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP. Área de Direito Processual Civil. Título obtido em 04.2001. Especialista em Propriedade Intelectual pela Universidad de Castilla-La Mancha. Toledo/Espanha. Título obtido em 01.2008. Especialista em Direito Processual Civil. Título obtido em 1993. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (atual): (a) Professora titular Direito Processual Civil. Aprovada por Concurso Público de Provas e Títulos - Nomeação: Portaria nº 33/2000-AS, de 15.03.2000; Efetivação: Apostila nº 010/2003-AS, de 19.09.2003; (b) Professora convidada: Teoria Geral do processo, Ética Profissional, Laboratório Jurídico (Contratos) e Curso de férias (Direito Autoral, marcas e patentes).


Referências

CHIOVENDA, Giuseppe. Istituzioni di diritto processuale civile. Vol. I. Ed. Jovene, Napoli.

DELLA ROCCA, Fernando. Saggi di diritto processuale canonico. Casa Editrice Dott. Antonio Milani, Padova, 1961

FAÍLDE, Juan José García. Nuevo Derecho Procesal Canónico. 3ª edición, Publicaciones Univesidad Pontificia de Salamanca

POMPEDDA, Mario F.Studi di Diritto Processuale Canonico. Giffrè Editore, 1995

REYNÉS, Lorenzo Quintana. La prueba en el procedimiento canónico. Espanha, 1943

SALVADOR, Carlos Corral & José Mo Urteaga Embril. Dicionário de Direito Canônico. Loyola, SP, 1993

SURGIK, Aloísio. A origem da conciliação (tese de doutoramento), 1984

Códigos consultados


Codigo de Derecho Canonico. Edición bilingue comentada per los professores de derecho Canonico de la Universidad Pontificia de Salamanca. 5ª ed., Madrid.

Código de Direito Canônico. 10ª ed., Totus Tuus, Loyola, 1997.

Outros


Roteiro de aula do Professor José Rogério Cruz e Tucci (Curso de Pós Graduação - "História do processo canônico") e anotações de aula - 07/11/97.

Downloads

Publicado

28/08/2015

Como Citar

Dell’lsola, C. (2015). EVOLUÇÃO DO SISTEMA PROBATÓRIO NO DIREITO CANÔNICO: BREVES COMENTÁRIOS. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 6(1). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/571

Edição

Seção

Artigos