AVALIAÇÃO: O DESAFIO DA MUDANÇA DE PARADIGMAS

Autores

  • Ilca Oliveira de Almeida Vianna USP - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

PARADIGMAS

Resumo

O mundo passa por mudanças tão rápidas e inesperadas, que a sociedade sequer tem condições para interpretá-las adequadamente, sentindo, no entanto, os reflexos de seu caminhar e das suas consequências.

Biografia do Autor

Ilca Oliveira de Almeida Vianna, USP - Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela USP, Mestre em Educação pela PUC/SP, Mestre em Gestão Universitária pela UNIMARCOS/SP; Assessora Pedagógica do Instituto Hoyler/SP, da Faculdade de Ciências e Letras/Bragança Paulista; Coordenadora e Docente do Mestrado Stricto Sensu em Educação, com área de concentração em Docência no Ensino Superior da Universidade do Sagrado Coração de Jesus/Bauru; Docente do Programa de Pós-graduação Lato Sensu da Fundação Santo André e do Instituto Hoyler, Diretora Acadêmica do Centro de Ensino e Pesquisa "Francisco de Assis" /São Bernardo do Campo, Diretora Presidente da Francis Assessoria, Consultoria, Cursos e Eventos/São Bernardo do Campo, pesquisadora e autora de livros na área de São Bernardo do Campo, pesquisadora a autora de livros da área de gestão estratégica, planejamento participativo, avaliação institucional e do desempenho docente e discente.

Referências

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

GALHARDO, Maria Aparecida. O ensino da disciplina Estrutura de Dados em nível de 3° grau: uma proposta de reestruturação pedagógica. Dissertação ( Mestrado em Ciência da Computação ) - Universidade Mackenzie de São Paulo, 1998.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação, mito e desafio: uma perspectiva. Porto Alegre: Mediação, 1991.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forence, 1967.

SAINT-EXUPÉRY, A. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1974.

SECRETAN, Lance H.K. Os passos do tigre: uma fábula moderna sobre gerência e administração. São Paulo: Record, 1989.

VIANNA, Ilca Oliveira de Almeida. Avaliação universitária global: o tripé ensino, pesquisa, extensão e a formação para a cidadania. Cadernos, São Paulo, v.2, nº 1, p. 25-35, jan./jun.1996.

______. Planejamento participativo na escola: um desafio ao educador. São Paulo: EPU, 1986.

______. Administração da escola pública: um desafio pedagógico e político. Tese (Doutorado em Educação - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1992.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

28/08/2015

Como Citar

Vianna, I. O. de A. (2015). AVALIAÇÃO: O DESAFIO DA MUDANÇA DE PARADIGMAS. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 6(2). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/547

Edição

Seção

Artigos