DIOCLECIANO E MAXIMINIANO: O NASCIMENTO DA LAESIO ENORMIS

Autores

  • Eliane Maria Agati Madeira Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Resumo

Ao assumir o poder em 284 d. C., o imperador Diocleciano tinha como função precípua restaurar a unidade do sistema político romano, gravemente comprometida pela crise do século III d. C. Para tanto, tendo em vista a diversidade entre as províncias orientais e ocidentais e o declínio da importância política de Roma e da Itália, implantou em 286 d. C. a tetrarquia, sistema que subsistiu até 293 d.C.. Este sistema buscava conciliar a exigência da unidade do império com a necessidade de rápidas intervenções nos dois extremos mediante a atuação de dois Augusti, um no Ocidente e outro no Oriente e dois Caesares nomeados como seus colaboradores e eventuais sucessores. Tal divisão administrativa não acarretou a separação do império, o qual permaneceu único, sob o comando supremo de Diocleciano.

Biografia do Autor

Eliane Maria Agati Madeira, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Possui graduação em Direto pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora titular da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (autarquia municipal) na qual exerce a função de Vice Coordenadora do Departamento de Disciplinas Básicas e Propedêuticas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Romano, História do Direito e Direito Civil. Desenvolve grupos de estudo e de iniciação científica na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. É especialista em Direito Romano pela Universidade La Sapienza (Roma). Ministra módulo de Metodologia da Pesquisa Científica e Metodologia do Ensino Superior na Pós-graduação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Downloads

Publicado

28/08/2015

Como Citar

Madeira, E. M. A. (2015). DIOCLECIANO E MAXIMINIANO: O NASCIMENTO DA LAESIO ENORMIS. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 6(2). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/542

Edição

Seção

Artigos