Anencefalia e interpretação constitucional

Autores

  • Raphaella Mattêa Abbiati Fundação Dom André Arco Verde, FAA, Brasil

Palavras-chave:

Direito Constitucional, Aborto, Anencéfalo, Interpretação, Teoria Discursiva

Resumo

O presente artigo objetiva demonstrar o problema da interpretação constitucional a respeito da anencefalia. Iniciamos com a definição de bioética e biodireito e a contribuição destas ciências para a questão. Em seguida, adentramos a questão da interpretação vemos que os conceitos do direito civil clássico são inadequados e verificamos que não há como usar a jurisprudências de conceitos porque não se pode ter uma certeza sobre estes assuntos. A teoria da discursividade do direito, por sua vez, não trata da certeza, mas da informação e discussão democrática. É correto o que foi decidido após ter todas as informações possíveis sobre o assunto. As diversas respostas sobre a questão da legalidade do abortamento de fetos portadores de anencefalia decorrentes da adoção de diferentes métodos. Por fim, estabelece a Teoria Discursiva como uma solução política para o problema que é mais político e moral do que jurídico.

Referências

Acórdão da ADI-3510. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/adi3510relator.pdf>. Acesso em: 13 de mai. 2012.

BARACHO, José Alfredo de Oliveira. Teoria geral da bioética e do biodireito. In: TEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo (Coord.). Direito e medicina: aspectos jurídicos da medicina. Belo Horizonte: Del Rey, 2000.

BARRETO, Vicente de Paulo. Bioética. In: BARRETO, Vicente de Paulo (Org.). Dicionário de filosofia do direito. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 23. ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

CHAMON JUNIOR, Lúcio Antônio. Teoria geral do direito moderno: por uma reconstrução crítico-discursiva na alta modernidade. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.

DWORKIN, Ronald. Domínio da vida: aborto, eutanásia e liberdades individuais. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LIMA, Carolina Alves de Souza. Aborto e anencefalia. Curitiba: Juruá, 2008.

MENEZES, Glauco Cidrack do Vale. Aborto eugênico: alguns aspectos jurídicos. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5622>. Acesso em:29 jun. 2012.

OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. A teoria discursiva no debate constitucional brasileiro. Disponível em: <www.tre-pi.gov.br/novo/comum/getarquivo.jsp?tipo=1&id=930&idarq=984>. Acesso em:01 jun 2012.

PEIXOTO, Francisco Davi Fernandes. Direitos fundamentais da mulher: um olhar sobre a anencefalia. Disponível em: <http://www.conpedi.org/manaus/arquivos/anais/brasilia/05_460.pdf>. Acesso em:20 mai. 2012.

SÁ, Maria de Fátima Freire de; NAVES, Bruno Torquato de Oliveira. Manual de biodireito. Belo Horizonte: Del Rey, 2009.

SAMPAIO, José Adércio Leite. A Constituição reinventada pela jurisdição constitucional. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.

______. A violação dos direitos fundamentais no estado democrático de direito em face do decisionismo e da morosidade processual. Disponível em: <http://www.conpedi.org/manaus/arquivos/anais/bh/jose_adercio_leite_sampaio.pdf>. Acesso em:01 jun. 2012.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais. 7.ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

SOUZA CRUZ, Álvaro Ricardo de. Habermas e o direito brasileiro. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2006.

TAVARES, André Ramos. A categoria dos preceitos fundamentais na Constituição Brasileira. Revista de Direito Constitucional e Internacional, n. 7, p. 106, jan./jul. 2006a.

______. Curso de direito constitucional. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2006b.

TEIXEIRA, Ana Carolina Brochado; VALADARES, Maria Goreth Macedo. Anencefalia e projeto parental: uma decisão do casal? Disponível em: <http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20060410095719.pdf>. Acesso em:20 de maio de2012

Downloads

Publicado

05/11/2014

Como Citar

Abbiati, R. M. (2014). Anencefalia e interpretação constitucional. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 20. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/52

Edição

Seção

Artigos