O CIRURGIÃO-DENTISTA, O OPERADOR DO DIREITO E A LEGISLAÇÃO VIGENTE: PRINCIPAIS QUESTÕES E DESAFIOS NECESSÁRIOS

  • César Lopes Júnior Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP
Palavras-chave: CIRURGIÃO-DENTISTA

Resumo

É crescente em meio aos profissionais de saúde, especialmente cirurgiões-dentistas, a preocupação com as demandas reparatórias e éticas que vêem sendo movidas nos últimos anos por seus pacientes. Tal fato tem levado estes profissionais a buscarem formas de se proteger, seja elaborando prontuários que virão a constituir instrumento probatório futuro, seja elaborando contratos escritos, e até mesmo levando ao conhecimento dos operadores do direito, detalhes das especialidades odontológicas; e também procurando melhor conhecer as regras deontológicas da odontologia. O objetivo deste trabalho é aproximar futuros operadores do direito da legislação odontológica, chamando atenção para os problemas hoje enfrentados pelos cirurgiões-dentistas.

Biografia do Autor

César Lopes Júnior, Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP
Advogado. Especialista em Relações Internacionais - Universidade de Belgrano - Buenos Aires Argentina. Professor de Introdução ao Estudo do Direito, Direito Internacional e Responsabilidade Civil Odontológica, atualmente dedicado ao tema responsabilidade civil odontológica como aluno especial da disciplina Ética e Legislação Odontológicas da pós-graduação (mestrado) da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP).

Referências

GENOVESE, W.J. Metodologia do Exame Clínico em Odontologia. 2a ed. São Paulo: Pancast, 1992.

KFOURI NETO, M. Responsabilidade Civil do Médico. 5a ed. São Paulo: Revista dos Tribu nais, 2003.

NADER, P. Curso de Direito Civil, v.3: Contratos. 1° ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005.
Publicado
2015-08-11
Como Citar
Lopes Júnior, C. (2015). O CIRURGIÃO-DENTISTA, O OPERADOR DO DIREITO E A LEGISLAÇÃO VIGENTE: PRINCIPAIS QUESTÕES E DESAFIOS NECESSÁRIOS. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 11. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/index.php/fdsbc/article/view/348
Seção
Artigos