A RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS E A FAZENDA NACIONAL

  • Julio Kahan Mandel Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Resumo

O Brasil esperou mais de doze anos para ter uma nova legislação falimentar. A anterior, que datava de 21.06.1945, vigeu por tão longo período por questões meramente políticas, trazendo incomensuráveis prejuízos para o País, que só não foram maiores devido à sensibilidade do Poder Judiciário. Este, não cego à realidade a sua volta, abrandou o rigor da lei, principalmente em seus aspectos formais, em favor da recuperação da empresa.

Biografia do Autor

Julio Kahan Mandel, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Advogado, especialista em Direito Falimentar, graduado pela PUCSP. Membro da Comissão da OAB/SP para estudos legislativos referentes à falência, concordata e recuperação de empresas (2003). Diretor do MDA - Movimento de Defesa da Advocacia (2004). Professor do Curso de Educação Continuada da FGV/SP sobre Recuperação de Empresas (2004/05).

Referências

BEZERRA FILHO, Manuel Justino. Nova Lei de Recuperação e Falências Comentada, 3a edição. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2005.

______. Lei de Falências comentada. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

COELHO, Fábio Ulhoa. Comentários à Nova Lei de Falências e de Recuperação de Empresas. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.

MACHADO, Rubens Approbato (coordenador). Comentários à Nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas. São Paulo: Editora Quartier Latin, 2005.

MANDEL, Julio Kahan. Nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.

PAIVA, Luiz Fernando Valente de (coordenador). Direito Falimentar e a Nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas. São Paulo: Editora Quartier Latin, 2005.

REQUIÃO, Rubens. Curso de direito falimentar. São Paulo: Saraiva, 1995. v. 1 e 2.

TOLEDO, Paulo F. C. Salles e ABRÃO, Carlos Henrique. Comentários à Lei de Recuperação Judicial e Falência. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
Publicado
2015-08-11
Como Citar
Mandel, J. (2015). A RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS E A FAZENDA NACIONAL. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 12. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/index.php/fdsbc/article/view/308
Seção
Artigos