JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS: DESAFIOS À CONSOLIDAÇÃO DE UMA CULTURA DA MEDIAÇÃO

Autores

  • Carmen Silvia Fullin USP - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS

Resumo

A informalização da justiça tem se constituído em fenômeno característico das transformações do poder judiciário em diferentes países. Tal fenômeno tem sido marcado pela implementação de uma série de mecanismos que visam, em geral, ampliar a acessibilidade da população aos serviços de administração da justiça estatal.

Biografia do Autor

Carmen Silvia Fullin, USP - Universidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1992), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2011). É professora titular de Sociologia e Geral e Jurídica da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - SP. É vice coordenadora do Núcleo de Antropologia do Direito da Universidade de São Paulo (NADIR) e coordenadora adjunta do Núcleo de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim). Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia do Direito atuando principalmente nos seguintes temas: alternativas penais, racismo e justiça criminal, acesso à justiça, administração de conflitos, etnografia da justiça criminal.

Referências

AMORIN, Maria Stella de. et al. Os Juizados Especiais no sistema criminal brasileiro: controvérsias, avaliações e projeções. Revista Brasileira de Ciências Criminais. São Paulo, vol. 10, n. 40, 2002.

AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de. Informalização da Justiça e Controle Social: estudo sociológico da implantação dos juizados especiais criminais em Porto Alegre. São Paulo: IBCCrim, 2000.

Juizados Especiais Criminais: uma abordagem sociológica sobre a informalização da justiça penal no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, vol. 16, n. 47, 2001.

CAMPOS, Carmen Hein de. Juizados Especiais Criminais e seu déficit teórico. Revista de Estudos Feministas, vol. 11, n. 1, 2003.

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryan. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Fabris, 1988.

FAISTING, André Luiz. O dilema da dupla institucionalização do poder judiciário: o caso do Juizado Especial de Pequenas Causas. In: SADEK, Maria Teresa (org.). O Sistema de Justiça, São Paulo: Idesp/Sumaré, 1999.

FARIA, José Eduardo. Justiça e Conflito: os juízes em face dos novos movimentos sociais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1992.

FERREIRA, Maria Inês Caetano. As dificuldades de comunicação entre os operadores da justiça e os pobres no Brasil: dissonâncias entre os discursos dos operadores e as concepções de justiça dos populares. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, vol 7, n. 26, 1999.

GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Juizados Especiais Criminais: comentários à lei 9.099 de 26.10.1995. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

IZUMINO, Wânia Pasinato. Delegacias de Defesa da Mulher e Juizados especiais Criminais: contribuições para a consolidação de uma cidadania de género. Revista Brasileira de Ciências Criminais. São Paulo, vol. 10, n. 40, 2002.

JESUS, Damásio E. Lei dos Juizados Especiais Anotada. São Paulo: Saraiva, 2004.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

SAPORI, Luís Flávio. A administração da justiça criminal numa área metropolitana. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, vol. 10, n.29, 1995.

SINHORETO, Jaqueline. Políticas de acesso à justiça podem reduzir a violência?. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, vol. 10, n. 42, 2002.

VIANNA, Luis Werneck et al. A Judicialização da Politica e das Relações Sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

Downloads

Publicado

10/08/2015

Como Citar

Fullin, C. S. (2015). JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS: DESAFIOS À CONSOLIDAÇÃO DE UMA CULTURA DA MEDIAÇÃO. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 12. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/297

Edição

Seção

Artigos