INDENIZAÇÃO PELA PERDA DE UMA CHANCE

  • Raimundo Simão de Melo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: INDENIZAÇÃO

Resumo

É princípio de responsabilidade civil que, aquele que causa dano ao outrem fica obrigado a reparar os prejuízos decorrentes do seu ato, de forma integral. Além dos prejuízos definidos como danos emergentes e lucros cessantes, em razão de um ato ilícito e injusto praticado por outrem, pode alguém ficar privado da oportunidade de obter determinada vantagem ou então, de evitar um prejuízo. Isso pode dar ensejo a um pleito de indenização pela perda de uma chance ou oportunidade.

Biografia do Autor

Raimundo Simão de Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2004). Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2001). Pós-Graduado em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo. Especialista em Negociação Coletiva e Conflitos Coletivos de Trabalho pela OIT (1996). Advogado e Consultor jurídico. Procurador Regional do Trabalho aposentado. Professor de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho. Autor das obras, "Direito ambiental do trabalho e a saúde do trabalhador", "Ações acidentárias na Justiça do Trabalho", "Processo Coletivo do Trabalho" e "Ação Civil Pública na Justiça do Trabalho", entre outras.

Referências

CAVALHIERI FILHO, Sérgio; MENEZES DIREITO, Carlos Alberto. Comentários ao Novo Código Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2004, vol. XIII.

MELO, Raimundo Simão de Direito Ambiental do Trabalho e a Saúde do Trabalhador - Responsabilidades: danos material, moral, estético e pela perda de uma chance. 2a ed. São Paulo: LTr, 2006.

SAVI, Sérgio. Responsabilidade civil por perda de uma chance. São Paulo: Atlas, 2006.
Publicado
2015-08-06
Como Citar
Melo, R. (2015). INDENIZAÇÃO PELA PERDA DE UMA CHANCE. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 13. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/index.php/fdsbc/article/view/244
Seção
Artigos