A importância da antropologia forense na responsabilização dos crimes contra a humanidade praticados do Brasil em regimes autoritários

Autores

  • Joceli Scremin da Rocha MPF

Palavras-chave:

antropologia forense, crimes contra a humanidade, ossadas, ação penal

Resumo

Este trabalho pretende tecer breves comentários à relevância da antropologia forense como ciência auxiliar na comprovação da materialidade dos crimes contra a humanidade que foram praticados no Brasil, a partir da tomada do poder de maneira institucional por militares. De fato, a inércia e a omissão do Poder Público contribuindo para que as ossadas de mortos e desaparecidos políticos permanceçam até hoje sem identificação, são afrontas ao processo de abertura democrática estabelecido em nosso país.

Biografia do Autor

Joceli Scremin da Rocha, MPF

Pós graduada em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus. Servidora do Ministério Público Federal- Procuradoria da República em São Bernardo do Campo/SP.

Referências

ARANHA, Adalberto José Q. T. De Camargo. Da prova no Processo Penal. 7º ed., São Paulo: Saraiva 2006.

ARBENZ, Guilherme Oswaldo. Medicina Legal e Antropologia Forense. Rio de Janeiro, São Paulo: Livraria Atheneu, 1988.

BADARÓ, Gustavo Henrique Righi Ivahy. Ônus da Prova no Processo Penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal; Parte Especial, volume 2. São Paulo: Saraiva, 2003.

Comissão de Familiares Mortos e Desaparecidos Políticos; Instituto de Estudo da Violência do Estado-IEVE; Grupo Tortura Nunca Mais-RJ e PE. Dossiê dos Mortos e Desaparecidos Políticos a Partir de 1964. Pernambuco: CEPE - Companhia Editora de Pernambuco, 1995.

COMPARATO, Fabio Konder. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. 4ª ed., São Paulo: Saraiva, 2006.

Direito à Memória e à Verdade: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2007.

FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

GASPARI, Elio Gaspari. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

LESSA, Andrea. Violência e Impunidade em Pauta: Problemas e Perspectivas sob a ótica da Antropologia Forense no Brasil. Disponível em: <htpp://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_ int_php.> Acesso em: 25-01-2008.

MAGALHÃES, Teresa. Antropologia e Odontologia Forenses. Noções Gerais sobre Outras Ciências Forenses. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2003/2004.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Ação Civil Pública em defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Cultural e dos Consumidores. Lei 7.347/85 e legislação complementar. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

MARQUES, José Frederico. Elementos de direito processual penal. 2ª ed. Campinas: Millenium, 2000.

NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Comentado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

______.Código de Processo Penal Comentado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

______. Manual de Processo e Execução Penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

SOARES, Inês Virgínia Prado; KISHI, Sandra Akemi Shimada (Coord). Memória e Verdade: a justiça de transição no Estado Democrático Brasileiro. Belo Horizonte: Fórum, 2009.

TRIPPO, Mara Regina. Imprescritibilidade Penal. São Paulo: J. De Oliveira, 2004

Downloads

Publicado

13/11/2014

Como Citar

Rocha, J. S. da. (2014). A importância da antropologia forense na responsabilização dos crimes contra a humanidade praticados do Brasil em regimes autoritários. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 20. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/21

Edição

Seção

Artigos