A PROVA E SEU DESTINATÁRIO NO PROCESSO CIVIL

Autores

  • Miguel Romano Júnior Universidade do Grande ABC

Palavras-chave:

PROCESSO CIVIL

Resumo

As provas são imprescindíveis para a solução de todos os litígios, pois é por intermédio destas que o juiz se convencerá das alegações do autor, dando procedência ao pedido, ou então, se convencendo das alegações do réu ou simplesmente não se convencendo das alegações do autor, julgando a ação improcedente. É por meio das provas que as partes demonstram ao juiz a veracidade de suas alegações, a existência ou inexistência de um fato ou acontecimento que possibilite a conclusão de ter ela, direito à tutela jurisdicional pleiteada.

Biografia do Autor

Miguel Romano Júnior, Universidade do Grande ABC

Possui graduação em Direito pela Universidade do Grande ABC (2001) e especialização em Pós graduação D. Civil e D. Processual Civil pela Escola Paulista de Direito (2006) . Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.

Referências

DINAMARCO, Cândido Rangel. Instituições de direito processual civil, vol. III, 5. ed. São Paulo: Ed. Malheiros, 2004.

GRECO FILHO, Vicente. Direito processual civil brasileiro, 2° vol., 13. ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 1999.

GRINOVER, Ada Pellegrini e outros. Código de Defesa do Consumidor comentado pelos autores do anteprojeto. 5. ed., Forense: São Paulo, 2001.

HUMBERT, Georges Louis Hage. Inversão do ônus da prova no CDC: momento processual e adequação aos princípios constitucionais e processuais. Jus Navigandi, Teresina, a. 8, n° 257, 21 mar. 2004. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=4939>. Acesso em 03/1/2006.

NERY JÚNIOR, Nelson. Princípios do processo civil na Constituição Federal, 6. ed. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2000.

SANTOS, Moacyr Amaral. Primeiras linhas de direito processual civil, vol. II, 20. ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 1999.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil, 1° vol., 42. ed. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 2005.

Downloads

Publicado

04/08/2015

Como Citar

Romano Júnior, M. (2015). A PROVA E SEU DESTINATÁRIO NO PROCESSO CIVIL. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 14. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/206

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.