TEORIA DOS SISTEMAS, SISTEMAS OPERATIVAMENTE FECHADOS E A POSIÇÃO DO PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO NO SISTEMA JURÍDICO

Autores

  • Marcos Neves Fava USP - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

teoria dos sistemas

Resumo

A presente análise pretende aplicar alguns dos principais conceitos da Teoria dos Sistemas na análise da posição que ocupa o poder normativo no sistema jurídico.

Inicia-se pela apresentação de conceitos fundantes da Teoria dos Sistemas, buscando identificar os parâmetros que servirão de base para a análise do sistema jurídico e, dentro deste, a percepção das funções exercidas pelo poder normativo.

Biografia do Autor

Marcos Neves Fava, USP - Universidade de São Paulo

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da USP (1991) e em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1988); mestre em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da USP (2005) e doutor em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da USP (2009). Juiz do trabalho titular da 89ª vara de São Paulo - Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região. Atua na área do Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, nos seguintes temas: direito do trabalho, processo do trabalho, jurisdição e política, direito coletivo do trabalho e direitos humanos no trabalho.

Referências

ARTAUD, Antonin Le théâtre et son double. Paris: Gallimard, 1964.

CAMPILONGO, Celso Fernandes. Politica, sistema juridico e decisão judicial. São Paulo: Max Limonad, 2002.

CASTILHO, José Luciano de. Negociação coletiva - greve - poder normativo, artigo disponível em www.tst.gov.br/ArtigosJuridicos/GMLCP/NEGOCIACAOEPODERNORMATIVO.pdf, acessado em 20 de julho de 2007.

CORSI, Giancarlo; ESPOSITO, Elena; BARALDI, Cláudio. Glossário sobre la teoria social de Niklas Luhmann. Cidade do México: Universidade iberoamericana, Biblioteca Francisco Xavier Clavigero, Centro de Información Academica, 1996, tradução para o espanhol de Miguel Romero Pérez e Carlos Villalobos, sob coordenação de Javier Torres Nafarrate.

DE GIORGI, Raffaele. Direito, tempo e memória. São Paulo: Quartier Latin, 2006.

FAVA, Marcos Neves. Primeiras linhas sobre a metamorfose do dissidio coletivo - Emenda Constitucional 45 e reforma sindical in ARRUDA PINTO, Roberto Parahyba de (coordenador), O direito e o processo do trabalho na sociedade contemporânea - homenagem a Francisco Ary Montenegro Castelo, São Paulo: LTr, 2005.

FAVVETTI, Rafael Thomaz. Controle de constitucionalidade e política fiscal. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 2003.

GENRO, Tarso. Em defesa do poder normativo e da reforma do Estado, artigo disponível em http://www.origem.ppg.br/clientes/tarso/index.php?p=p_32&sName=Em%20Defesa%20do%20Poder%20Normativo%20e%20da%20Reforma%20do%20Estado [acessado em 20 de julho de 2007].

GONÇALVES DA SILVA, Luciana Aboim Machado. Limites do conteúdo da negociação coletiva in Juris Sintese no 53 - Mai/Jun de 2005, Porto Alegre: Síntese-IOB.

KENNEDY, Duncan. Liberdad y restricción em la decisión judicial: una fenomenologia critica. Bogotá: Siglo del hombre, 1999.

LUHMANN, Niklas. Law as social system. Oxford: Oxford University Press, 2004.

______. Sistema giuridico e dogmatica giuricia. Bolonha: Il mulino, 1978, tradução de Alberto Febrajo.

______. Stato di diritto e sistema sociale. Napoli: Guida Editori, 1978.

MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva. Processo coletivo do trabalho, 2 edição. São
Paulo: LTr, 1996.

MATURAMA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.

NAFARRATE, Javier Torres. Introducción a la Teoria de Sistemas. Cidade do México: Iteo, Universidad Iberoamericana e Anthropos, editorial del hombre, 1996.

PASTORE, José. O fim dos juízes classistas, artigo disponível em http://www.josepastore.com.br/artigos/relacoestrabalhistas/026.htm [acessado em 20 de julho de 2007].

PINTO, José Augusto Rodrigues. Direito sindical e coletivo do trabalho. São Paulo: LTr, 2002.

ROCHA, Marcelo Oliveira. Convenções e acordos coletivos de trabalho. Jus Vigilantibus, Vitória, 8 maio de 2006. Disponível em: <http://jusvi.com/doutrinas_e_pecas/ver/21099> [acessado em 20 de julho de 2007).

Downloads

Publicado

04/08/2015

Como Citar

Fava, M. N. (2015). TEORIA DOS SISTEMAS, SISTEMAS OPERATIVAMENTE FECHADOS E A POSIÇÃO DO PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO NO SISTEMA JURÍDICO. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 14. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/204

Edição

Seção

Artigos