O LEGADO JURÍDICO PERTINENTE À ESCRAVIDÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO BRASIL

Autores

  • Denise Auad Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Escravidão, Proteção integral

Resumo

A escravidão, como um sistema de violência intrínseca, estruturou a sociedade brasileira de forma desigual, o que frustrou especialmente o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente vítimas desse modo de produção. O direito brasileiro, à época, legitimou esse panorama excludente, o qual deve ser superado por um novo paradigma jurídico de proteção integral, capaz de nortear o Estado a realizar políticas públicas em prol da inclusão social da criança e do adolescente afrodescendentes.

Biografia do Autor

Denise Auad, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Doutora e mestre pelo Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professora titular de Direito Constitucional I da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Seção de São Paulo. Artigo produzido a partir da pesquisa realizada em 2005 para o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro da USP (Neinb), sob a coordenação da Professora. Da. Eunice Aparecida de Jesus Prudente.

Referências

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Editora Expressão e Cultura, 2001.

BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política e a lição dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

CURY, Munir; SILVA, Antônio Fernando do Amaral; MENDEZ, Emílio García. (Coords.). Estatuto da Criança e do Adolescente comentado - comentários jurídicos e sociais. 3. ed., rev. atual. São Paulo: Malheiros Editores, 2001.

ELIAS, Roberto João. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Saraiva, 1994.

DALLARI, Dalmo de Abreu. O direito da criança ao respeito. São Paulo: Summus, Série Novas buscas em educação, v.28, 1986.

DEBRET, Jean-Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. Tomo I, vol. 2, Belo Horizonte/Itatiaia: EDUSP, 1978.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. 25. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987.

MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Trad. Meton Porto Gadelha. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

NEVES, Maria de Fátima Rodrigues das. Violência contra a criança escrava no século XIX. In: Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. São Paulo, Centro de Estudos do Crescimento e do Desenvolvimento do Ser Humano / Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência (Escritório São Paulo), n. 1, ano II, p. 107-128, jan./jun.-1992.

PRIORE, Mary Del (Org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 1999.

PRUDENTE, Eunice Aparecida de Jesus. Preconceito racial e igualdade jurídica no Brasil - a cidadania negra em questão. Campinas: Julex Livros, 1989.

______. O direito de ser e participar em São Paulo. In: MEDINA, Cremilda; GRECO Milton (Org.). Sobre vivências no mundo do trabalho. Projeto Plural: Novo Pacto da Ciência-4 (Projeto de Pesquisa Integrado junto ao CNPq). São Paulo: ECA/USP/CNPq, 1995.

RIZZINI, Irene. O século perdido - raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Universitária Santa Úrsula/Amais Livraria Editora, 1997.

SILVA, Francisco de Assis. História do Brasil. São Paulo: Editora Moderna, 1992.

Downloads

Publicado

25/08/2015

Como Citar

Auad, D. (2015). O LEGADO JURÍDICO PERTINENTE À ESCRAVIDÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO BRASIL. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 16. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/159

Edição

Seção

Artigos