INVESTIMENTO ESTRANGEIRO DIRETO COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA NACIONAL

  • Vinicius Daniel Moretti Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Luís Alexandre Carta Winter Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender os Investimentos Estrangeiros Diretos (IED), relacionando-os com o desenvolvimento da indústria nacional. Neste mister, o trabalho parte da conceituação do IED, buscando os fatores que influenciam sua utilização, bem como os aspectos negativos e positivos por ele gerados em relação ao país receptor. Na sequência, o texto faz um breve histórico de fatos que influenciaram o aumento ou estagnação do IED, bem como dos fatores da sua evolução no Brasil, em especial após o início da década de 1990, verificando quais as suas falhas. Por fim, buscando demonstrar de que forma o Estado pode adotar políticas públicas incentivadoras da indústria nacional, aproveitando-se dos benefícios gerados pelo IED, o texto discorre sobre o Conteúdo Local exigido nos contratos relativos ao setor de petróleo regulado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Biografia do Autor

Vinicius Daniel Moretti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e pós-graduações em nível de especialização em Gestão do Direito Empresarial pelo Centro Universitário Franciscano (Unifae) e Legal Law Master (LLM) em business & Law pelo Ibmec. Vinculado ao Programa de pós-graduação strictu sensu - Mestrado em Direito, da PUC-PR, linha de pesquisa "Estado, Atividade Econômica e Desenvolvimento Sustentável". Professor de Direito Empresarial da PUC-PR em cursos de graduação e pós-graduação. Coordenador e professor da pós-graduação em Direito Empresarial do Centro Universitário Curitiba (Uni Curitiba). Advogado em Curitiba/PR.

Luís Alexandre Carta Winter, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor, professor do programa de mestrado e doutorado da PUC-PR. Professor da Uni Curitiba e da Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec).

Publicado
2015-09-18
Como Citar
Moretti, V., & Winter, L. (2015). INVESTIMENTO ESTRANGEIRO DIRETO COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA NACIONAL. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 17. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/index.php/fdsbc/article/view/153
Seção
Artigos