IDEIAS INCONCLUSIVAS SOBRE NEOJUSHUMANISMO: PROPOSTA DE ESTUDOS A SEREM DESENVOLVIDOS

  • Willis Santiago Guerra Filho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Resumo

Desenvolver as ideias aqui esboçadas deve possibilitar um entendimento de como nos situarmos em face de nossa finitude, individual e coletiva, abrindo um horizonte de compreensão e superação de certos modos de relacionamento com tal questão que incita a ações e reações violentas. O melhor modo de enfrentar tais questões, transcendentais, é mobilizado os resultados obtidos em campo aqui qualificado de poético, onde encontramos as diversas formas de lidar com a imaginação, desde aquelas mais antigas, como a mitologia e as religiões, até outras, mais recentes, como a psicanálise, passando pelas diversas artes, a Teologia a própria Filosofia, sem esquecer o Direito, enquanto forma de responder aos reclamos de convivência entre os humanos, que dispõe de um vasto repertório de soluções, necessitando, porém, de um melhor desenvolvimento para assim recuperar seu poder de estabelecer a imprescindível vinculação intersubjetiva em termos (neo) jushumanistas.

Biografia do Autor

Willis Santiago Guerra Filho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Professor titular da Escola de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e da Faculdade Farias Brito (Fortaleza/CE). Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da PUC-SP e da Universidade Candido Mendes (Rio de Janeiro/RJ). Pesquisador da Universidade Paulista (UNIP). Doutor em Ciência do Direito pela Universidade de Bielefeld, Alemanha. Livre Docente em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Ceará.
Publicado
2015-09-18
Como Citar
Guerra Filho, W. (2015). IDEIAS INCONCLUSIVAS SOBRE NEOJUSHUMANISMO: PROPOSTA DE ESTUDOS A SEREM DESENVOLVIDOS. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 17. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/index.php/fdsbc/article/view/152
Seção
Artigos