Foco e Escopo

Políticas e objetivos

A Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo tem por escopo aprofundar e disseminar debates junto à comunidade jurídica.

Para tanto, auxilia-se das experiências do direito brasileiro e do direito comparado.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação e seleção de artigos

Primeiramente, os artigos passam por análise meramente formal, realizada pelo Editor Técnico, a fim de verificar a adequação dos mesmos à política e aos objetivos da Revista, bem como se estão de acordo com as regras e normas que seguem.

Posteriormente, são enviados para uma comissão ad hoc de análise cega (Peer and Blind Review), formada, em sua maioria, por doutores e pós-doutores vinculados a Instituições diversas, preferencialmente de outra Unidade da Federação, que receberão os artigos sem qualquer referência a respeito da identidade dos autores, para que a análise ocorra com total impessoalidade. Os membros da comissão de avaliação ad hoc, que poderão ser substituídos a cada número da Revista, elaboram seus relatórios analíticos sobre cada artigo e declinam opinião para aprovação, com ou sem alterações, ou negativa de aprovação. Somente após aprovação de dois revisores ad hoc os artigos são encaminhados para futura publicação. 

Os autores de artigos com avaliação negativa poderão, caso queiram, receber decisão justificada por escrito e, ainda, poderão recorrer ao editor, pedindo a realização de nova análise por outros membros da comissão ad hoc.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.