BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRIMITIVA RELIGIÃO DE ROMA E SUAS RELAÇÕES COM O INSTITUTO DA ADOÇÃO

Autores

  • Felipe Epprecht Douverny Mestrado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, FDSBC, Brasil.

Palavras-chave:

adoção, adrogatio, adoptio, Direito Romano, religião, história do direito, indo-europeus, Roma, família

Resumo

Havia, na raça indo-européia, da qual os romanos derivam, uma série de crenças sobre a morte e o destino da alma, que deram origem ao culto dos mortos. Esse culto assumiu um caráter doméstico, já que se passou a venerar os antepassados, surgindo assim uma religião doméstica. Essa religião impunha deveres, ao filho homem, de não privar seus antepassados das oferendas necessárias, pois isso os levaria ao tormento eterno. Daí a necessidade do homem deixar um filho para continuar esse culto em seu favor. Para aqueles que não conseguiam ter filhos, a adoção apareceu como solução. Sua ligação com os valores religiosos se expressa nas formalidades requeridas para sua realização, mesmo em períodos posteriores.

 

Biografia do Autor

Felipe Epprecht Douverny, Mestrado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, FDSBC, Brasil.

Aluno do 2º ano diurno da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Integrante do grupo de estudos "História e Fontes do Direito Romano", coordenado pela profª Eliane Agati Madeira.

Downloads

Publicado

30/09/2015

Como Citar

Douverny, F. E. (2015). BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRIMITIVA RELIGIÃO DE ROMA E SUAS RELAÇÕES COM O INSTITUTO DA ADOÇÃO. Caderno De Iniciação Científica, (2). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/810

Edição

Seção

Artigos