PODER E SOCIEDADE NO ESTADO DE DIREITO CONTEMPORÂNEO: ALGUNS ASPECTOS DA IMPLICAÇÃO ENTRE SOBERANIA, DISCIPLINA E GESTÃO GOVERNAMENTAL

Autores

  • Alexandra Rodrigues Pinto Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.

Palavras-chave:

política, poder, sociedade, Estado, soberania, direito, disciplina, gestão, pessoa

Resumo

No contexto histórico do surgimento do Estado ocorre uma cisão entre a Era Clássica e a Era Moderna: a comunidade política passa a ser entendida como uma organização da "dominação". O poder neste contexto torna-se imposição de uma vontade sobre outra. A ideia do poder como soberania é, pois, moderna.

No entanto, a estrutura de poder presente no atual Estado de Direito ultrapassa o modelo jurídico da soberania.

A teoria do poder de Michel Foucault desenha-o constituído por estruturas diversas e incompatíveis que, sobrepostas, atuam dispersamente, dentro mesmo do corpo social, de forma cada vez mais imperceptível. Há um complexo triângulo de atuação do poder na sociedade contemporânea: "soberania-disciplina-gestão governamental". As transformações havidas na concepção de sociedade, que guardam relação com o surgimento destes novos poderes, culminaram na ideia da sociedade de consumo. Neste tipo de sociedade, já não restam indivíduos enquanto tais, mas apenas números de uma massa. Com isso, o direito não mais se dirige a proteger os interesses das pessoas, tornando-se instrumento desta complexa e nova mecânica de poder.

Biografia do Autor

Alexandra Rodrigues Pinto, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo no ano de 2004. Bacharel em Música pela Faculdade de Artes Alcântara Machado no ano de 1989.

Downloads

Publicado

29/09/2015

Como Citar

Pinto, A. R. (2015). PODER E SOCIEDADE NO ESTADO DE DIREITO CONTEMPORÂNEO: ALGUNS ASPECTOS DA IMPLICAÇÃO ENTRE SOBERANIA, DISCIPLINA E GESTÃO GOVERNAMENTAL. Caderno De Iniciação Científica, (2). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/808

Edição

Seção

Artigos