A FDSBC E O CENÁRIO REGIONAL DO ENSINO DE DIREITO INTERNACIONAL

Autores

  • Ovídio Jairo Rodrigues Mendes Mestrado em Filosofia Teoria Geral Direito pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Palavras-chave:

relações internacional, globalização, mercado de trabalho, a nova ordem jurídica internacional, especialização em direito internacional.

Resumo

Os acontecimentos diários, estejam eles relacionados à cultura, à economia, à arte ou ao entretenimento, estão, em alto grau, envoltos pelo fenômeno que correntemente se denomina "globalização". Apresenta tal constatação aspectos empíricos que tornam inexorável a formação de uma sociedade transnacional ou, em termos mais especificamente jurídicos, uma Sociedade Internacional, com características de não segregação de povos, culturas, crenças religiosas ou língua e com os Estados Nacionais formalmente igual e sem órgãos superiores a eles.

Nesse novo cenário de convivência entre nacionais de diferentes concepções de mundo, o Direito apresenta como disciplina indispensável à mediação de soluções legítimas e coerentemente articuladas nos conflitos eventualmente suscitados, soluções essas aptas e capazes de estabelecerem regras de convivência aceitas e respeitadas por todos. E é tomando como ponto de partida essa nova realidade que a Faculdade de Direito de São Bernardo, por estar situada numa região com elevado número de empresas transnacionais, ocupa uma posição privilegiada para desempenhar uma forte atuação social, educacional e de pesquisa na área de Direito Internacional.

Biografia do Autor

Ovídio Jairo Rodrigues Mendes, Mestrado em Filosofia Teoria Geral Direito pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Aluno do 5º ano matutino da Faculdade e Direito de São Bernardo do Campo, integrou o Grupo Hugo Grotius de Estados de Direito e Relações Internacionais e participou do seminário "Soluções de conflitos internacionais", ambos ocorridos nesta Faculdade em 2004 e coordenados pelo Professor Rui Décio Martins.

Downloads

Publicado

29/09/2015

Como Citar

Mendes, O. J. R. (2015). A FDSBC E O CENÁRIO REGIONAL DO ENSINO DE DIREITO INTERNACIONAL. Caderno De Iniciação Científica, (3). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/807

Edição

Seção

Artigos