CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PEC 369/2005 E ANTEPROJETO DE LEI DE RELAÇÕES SINDICAIS

Autores

  • Regiane de Moura Macedo Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.

Palavras-chave:

Reforma Sindical, desregulamentação, globalização, sindicatos, direitos, trabalhadores, entidades sindicais, unicidade, imposto sindical, representatividade sindical, PEC 396/2005.

Resumo

A presente dissertação trata da Reforma Sindical em trâmite por intermédio da PEC 396/2005 e Anteprojeto de Lei de Relações Sindicais, elaborados pelo Fórum Nacional do Trabalho. Realiza breves apontamentos sobre o sistema sindical vigente, indicando os crônicos problemas que fazem necessária uma profunda alteração da legislação sindical. Presta-se à análise da PEC e Anteprojeto da Lei, esboçando uma crítica pontual a seus dispositivos. Mediante pesquisa bibliográfica, pesquisa de opinião de setores engajados na discussão do tema e inserindo a questão da conjuntura de desregulamentação das relações de trabalho exigida pelo capital internacional, aponta que a PEC não será capaz de fortalecer o movimento sindical, mas serve como passo inicial para a almejada Reforma Trabalhista.

Biografia do Autor

Regiane de Moura Macedo, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.

Aluna do 5º ano da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Downloads

Publicado

28/09/2015

Como Citar

Macedo, R. de M. (2015). CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PEC 369/2005 E ANTEPROJETO DE LEI DE RELAÇÕES SINDICAIS. Caderno De Iniciação Científica, (4). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/802

Edição

Seção

Artigos